fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Banhos Velhos

Museu Cultural de Caldas das Taipas, Guimarães

até setembro 

A Cooperativa Tapais Termal, cuja missão se baseia em “descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre”, regressa com o  ciclo de programação Banhos Velhos. 

O Museu Cultural de Caldas das Taipas recebe uma temporada cultural destinada a todos os públicos, com concertos, cinema, tertúlias, palestras, ateliers infantis, visitas guiados e serviço educativo. As performances musicais, destacadas especialmente, contarão com vários convidados que têm vindo a deixar a sua parca na cultura pop portuguesa dos últimos tempos, entre eles Máquina, Moullinex, Best Youth, Conjunto Corona, e Capitão Fausto.

Em Banhos Velhos, somos postos perante uma celebração da cultura e do património da vila das Caldas das Taipas, interligando-se a atmosfera histórica do lugar com a arte mostrada em vários formatos.

A iniciativa decorre de maio a setembro, a entrada é livre.

Festival Encontros de Alvito 

Vários espaços, Alvito 

31.05 a 2.06

A 4ª edição do Festival Encontros de Alvito, a acontecer no primeiro fim de semana de junho, escolheu como tema o “tempo”. O mote desdobra-se para dar aso à reivindicação da mudança como o algo inevitável - “O tempo é o ritmo, o movimento, a mudança, o sentimento de vida em desenvolvimento. Tudo na vida se manifesta de forma cíclica e está em constante mudança. ”

A sinergia entre mudança e natureza assume um papel central nas questões trazidas pelo Festival. Olhando para as mudanças naturais referentes às estações e manifestações climáticas, ao desenvolvimento individual e social da Terra, às culturas e interações humanas, podemos questionar o papel de cada um e o exercício ético capaz em prol de um bem comum.

A programação desta edição conta com exposições, concertos e atividades interativas, como é o caso dos “Murais” da Partilha e de Realidade Aumentada. A descobrir aqui.

Picadeiro Jazz

Largo do Picadeiro, Lisboa

1 a 15.06

O Teatro S.Luiz desenvolveu uma iniciativa no Largo do Picadeiro durante as duas primeiras semanas de junho. O “Picadeiro Jazz” surge como um espaço aberto, que acolhe concertos de artistas nacionais e internacionais -  André Fernandes, Bill McHenry/ Drew Gree / Jeff Williams, Garfo, Joana Guerra & Yaw Tembe, Bode Wilson, e Sofia Borges & Camila Nebbia - mesclando diferentes gerações e contextos sob a mesma paisagem sonora.

Os concertos acontecem entre as 17h30 e as 19h, a entrada é livre.

Uma Outra Bela Adormecida 

Teatro Aveirense, Aveiro 

2.06

No repertório literário de Agustina Bessa-Luís, encontramos a menos conhecida narrativa infantil “Uma Outra Bela Adormecida”, escrita em 1999. Acompanhada pela música original de Martim Sousa Tavares, com uma narração e encenação original de  Beatriz Brás, o conto renasce agora em palco.

O espetáculo está integrado no programa oficial do Centenário de Agustina Bessa-Luís (2022/2023), uma encomenda do Lu.Ca - Teatro Luís de Camões, encontra-se em circulação nacional, e tem data marcada no Teatro Aveirese a dia 2 de junho.

Festival A Porta

Antigo Convento dos Capuchos, Leiria

9 a 16.06

A próxima edição do Festival A Porta tem um novo recinto destinado, as ruínas do Convento de Santo António dos Capunhos, construído no século XVII. A programação musical reforça o destaque a artistas da região centro, entre atuações ao vivo e DJ sets. O segundo espaço do festival é o clube Stereogun, com marca vincada na mostra musical na cidade de Leiria.

Dia 9, 14, 15 estão marcadas as atuações de La Furia, King Kami, Hause Plants, Hetta e Sónia Trópicos, Eu.clides, iolanda, Lua de Santana, Diadorim e Casal Maravilha. Dia 16, o festival encerra com atividades para toda a família, como é o caso da iniciativa  A Portinha, que oferece espetáculos e workshops para bebés, crianças, jovens e suas famílias.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

27 Outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

24 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

22 Outubro 2025

O que tem a imigração de tão extraordinário?

17 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Proximidade e política

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

9 Outubro 2025

Estará o centro histórico de Sintra condenado a ser um parque temático?

7 Outubro 2025

Fronteira

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0