fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Iúri Oliveira apresenta 'Manifesto'

SMUP, Parede

10.1

Iúri Oliveira apresenta o seu novo albúm”Manifesto” no dia 10 de janeiro, na SMUP. Tendo tocado com artistas como Madonna, Sara Tavares, Ana Moura ou Paulo de Carvalho, no ano em que comemora 10 anos de carreira, o músico estreia um primeiro projeto a solo que revela “a autenticidade e mestria do percussionista Luso-Angolano”. Os temas constroem uma paisagem sonora em que o ritual e a palavra assumem posição central, num concerto imersivo em formato 360º.

Ouro Incenso e Birra 

Lisbon Beer Department, Lisboa 

11.1

Aproxima-se mais uma edição do Ouro Incenso e Birra, para a anual celebração que faz chegar a Marvila muita música, gastronomia e cerveja artesanal. Dia 11 de janeiro, os concertos começam pelas 13h, e a festa continua até à noite. A Kau Barcebue e os Raiders são os responsáveis pelas propostas gastronómicas pop up, tipicamente características do evento.

Performances de artistas como Yakuza, Veenho, Surma ou Glockenwise, percorrem os palcos da Musa de Marvila, do Fermentage e da Dois Corvos, e após os concertos abre-se a pista para os dj sets de Benjamim, Maria Reis VLOIID, e mais.

A entrada é livre, e a venda dos copos reverte para a porta Amiga de Chelas.

AMOSTRA

Vários espaços, Porto

17 a 19.1

A AMOSTRA - Encontro Nacional de Artes Performativas para o Público Jovem regressa ao Porto entre 17 e 19 de janeiro. O evento acontece na Sonoscopia - Associação Cultural e na CRL - Central Elétrica, e é de entrada livre, mediante inscrição prévia AQUI

Pelo terceiro ano consecutivo, a  AMOSTRA “procura reunir artistas, programadores, educadores, investigadores e outros agentes culturais num espaço de reflexão e partilha que pretende repensar o presente e projetar o futuro da criação e da programação artística para os mais novos em Portugal.” 

O foco está nos jovens, pelo que a componente educacional assume posição de destaque na programação do Encontro. Contamos com a exibição do documentário Arte Pedras Liberdade, de António-Pedro e Carolina Bergeron; conversas com convidados, sessões de project pitching, e ainda uma assembleia final de brainstorm coletivo.

Travessias

Teatro Camões, Lisboa 

18.1 a 24.4 

“Travessias” é o novo ciclo de conversas programado pelo Teatro São Carlos, e acontece entre 18 de janeiro e 24 de abril. A proposta assenta na criação de três momentos de diálogo, pautados por três temas respetivos - Guerra, Fausto e Compositoras - que antecedem os concertos, representando um prelúdio educacional dos espectáculos musicais. 

A propósito de cada eixo programático, reservam espaço para uma travessia que se inicia na música e desagua noutras áreas do conhecimento.

Dia 18 de janeiro, o diretor de estudos musicais João Paulo Santos e a historiadora Irene Flunser Pimentel discutem a criação artística inspirada na Guerra; a data seguinte é 25 de janeiro, quando o musicólogo Edward Aires D’Abreu e o filósofo José Pedro Serra se reúnem para falar sobre a vasta influência da personagem de Fausto nos diferentes mediums artísticos, salientando a criação musical; dia 24 de abril, a musicóloga Paula gomes Ribeiro e a socióloga Anália Cardoso Torres abordam a produção musical feminina ao longo dos tempos, desvendando processos e obras de Compositoras.

Cara de Espelho 

Centro Cultural, Caldas da Rainha 

18.1

O grupo Cara de Espelho sobe ao palco do Centro Cultural das Caldas da Rainha no dia 18 de janeiro. Os 6 músicos - Nuno Prata (baixo); Luís J. Martins (guitarra); Sérgio Nascimento (percussão); Maria Antónia Mendes (voz); Pedro da Silva Martins (composição); Carlos Guerreiro (arranjos) - cujos percursos musicais a solo referenciam colaborações com grandes nomes da música portuguesa como Fausto, Sérgio Godinho, Ornatos Violeta ou Lena D’Água, unem-se na criação de uma sonoridade que evidencia influências da música tradicional, ao mesmo tempo que a pretendem reavivar à luz do panorama musical contemporâneo. Lançados os primeiros singles “Corridinho Português” e “Político Antropófago”, apresentam-se agora ao vivo.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Janeiro 2025

42: Odisseia

8 Janeiro 2025

Um psicólogo, duas medidas

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

3 Janeiro 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

1 Janeiro 2025

42: Nas mãos do Daesh

1 Janeiro 2025

Elogio da Raiva

26 Dezembro 2024

Partidas e Chegadas

20 Dezembro 2024

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Dezembro 2024

Que fome é esta?

18 Dezembro 2024

42: A República Africana Oriental

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Assessoria e Escrita de Comunicados de Imprensa

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 Dezembro 2024

Decrescer para evitar o colapso

O crescimento económico tem sido o mantra da economia global. Pensar em desenvolvimento e em prosperidade tem significado produzir mais e, consequentemente, consumir mais. No entanto, académicos e ativistas pugnam por uma mudança de paradigma.

22 Julho 2024

A nuvem cinzenta dos crimes de ódio

Apesar do aumento das denúncias de crimes motivados por ódio, o número de acusações mantém-se baixo. A maioria dos casos são arquivados, mas a avaliação do contexto torna-se difícil face à dispersão de informação. A realidade dos crimes está envolta numa nuvem cinzenta. Nesta série escrutinamos o que está em causa no enquadramento jurídico dos crimes de ódio e quais os contextos que ajudam a explicar o aumento das queixas.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0