Teatro da Trindade, Lisboa
até 5 de abril
A peça clássica de Tchékhov, a Gaivota, está em cena no Teatro da Trindade até ao dia 5 de abril. Com encenação de Diogo Infante, o espetáculo (re)nasce ancorado nas personagens emblemáticas Arkadina, Alexandre Trigorin, Constantino Treplevm, Nina Zarechnaya, às relações interpessoais que tecem entre si, e ao sacrifício e ambição face à arte.
Depois da interpretação de Nina em 1992, por Alexandra Lencastre volta a subir ao palco sob o contexto d’A Gaivota, agora para dar voz a Irinia Arkadina.
Teatro Luís de Camões , Lisboa
21 fevereiro a 1 de março
Entre 21 de fevereiro e 1 de março, a nova produção de teatro da autoria de Teresa Coutinho - Peço a Palavra - apresenta-se no Teatro Luís de Camões. Pensada para os mais novos, a peça encena-se num parlamento, em 2030, sob o contexto da discussão da Declaração Universal dos Direitos Humanos por adolescentes de todo o mundo. Trazendo luz à perseverança e politização dos jovens, questiona-se: se todas e todos fomos adolescentes, o que acontece a essa força e a essa vontade de mudança, quando ocupamos lugares de poder?
Concertos íntimos com Ana Lua Caiano
Cine Teatro de Estarreja
28 fevereiro
A cantautora Ana Lua Caiano tem vindo a trilhar caminho explorando as diferentes sonoridades da música popular e eletrónica. O próximo concerto da artista acontece no Cine Teatro de Estarreja sob a programação “Concertos Intímos”, no dia 28 de fevereiro. Apresenta em concerto as composições que a consagram com um jovem talento no panorama musical português.
Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
28 fevereiro
O Salvado é o primeiro solo coreografado por Olga Ruriz, depois de um hiato de dez anos que se seguiu à apresentação de “A Sagração da Primavera”. O espetáculo apresenta-se no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz no dia 28 de fevereiro. A sua procura não passa pela pesquisa de linguagem, mas pela continuação de uma luta partilhada. Agarrando na vida como um naufrágio, o que se consegue salvar desta catástrofe?
Teatro Ribeiro Conceição, Lamego
28 fevereiro
O Teatro do Montemuro apresenta a sua mais recente criação teatral “Pensão Marílu”, que tem estreia marcada no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, a 28 de fevereiro. O texto é da autoria de Afonso Cruz e a encenação ficou a cargo de Fernando Moreira. Um espetáculo que explora os temas da memória, da velhice e do abandono, a partir de uma realidade que assola a sociedade contemporânea.