fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Manuel João Vieira e Sara Nunes na Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea

A Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea para o biénio 2019/2020 será composta pela…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea para o biénio 2019/2020 será composta pela curadora Sandra Vieira Jürgens, os artistas Manuel João Vieira, Sara Nunes e André Campos e dois representantes do Ministério da Cultura, foi anunciado no dia 15 de maio.

O anúncio da formalização Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea, que será criada através de despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Cultura, foi feito hoje, ao final da tarde, na abertura da ARCOlisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea 2019, pelo primeiro-ministro, António Costa.

A composição foi anunciada, na mesma ocasião, pela ministra da Cultura, Graça Fonseca. A comissão, que irá funcionar na dependência do Ministério da Cultura e terá uma dotação anual de 300 mil euros, vai identificar obras de artistas plásticos para fazerem parte da coleção de arte contemporânea do Estado.

A criação desta comissão era uma reivindicação de um movimento de artistas, que surgiu no ano passado. Em outubro, António Costa recebeu uma carta, assinada por mais de 200 artistas, que alertava para a "situação preocupante da arte contemporânea em Portugal", envolvendo mercado, crítica, galerias, coleções, instituições e museus.

Na missiva, intitulada "Estado da Arte em Portugal", os artistas pediam "um fundo do Estado para aquisições, a criação de uma agência para a arte contemporânea separada da DGArtes [Direção-Geral das Artes] e urgentes alterações fiscais".

A carta, que foi entregue emoldurada, como "oferta simbólica ao primeiro-ministro", foi assinada por mais de 200 artistas plásticos de várias gerações, como Fernanda Fragateiro, Albuquerque Mendes, André Cepeda, Carlos Noronha Feio, Maria Trabulo, João Tabarra, Jorge Molder, Gabriela Albergaria, Isabel Aboim, Julião Sarmento, Inez Teixeira, Hugo Canoilas e João Cutileiro.

Os artistas acusavam o Estado de, "ao longo dos anos, [se] ter alheado das suas responsabilidades", por ser "escassa a verba institucional dedicada à cultura e consequentemente às artes visuais".

No momento em que recebeu a carta, António Costa anunciou a criação de um programa a dez anos para aquisição de obras de arte contemporânea, a ser já contemplado na proposta de Orçamento do Estado para este ano.

O programa ficou então com uma dotação orçamental prevista de 300 mil euros para o primeiro ano (2019), com a possibilidade de ser aumentada nos anos seguintes, segundo o primeiro-ministro, com o objetivo de apoiar a produção de artistas portugueses contemporâneos.

O primeiro-ministro apelou nesse dia à colaboração dos artistas plásticos para a constituição de uma comissão que, de forma transparente, escolhesse as obras que o Estado vier a adquirir.

Em fevereiro deste ano, representantes do movimento reuniram-se para iniciar um processo que viesse a comprometer o Estado e a garantir que sejam feitas aquisições de obras de arte, dando seguimento ao que tinha sido sugerido pelo primeiro-ministro.

A Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea, cuja formalização e composição foram hoje anunciadas, terá assim, "como competências, selecionar as obras de arte adequadas para integrarem a coleção de arte contemporânea do Estado, elaborar um projeto de catálogo e propor a realização de exposições das obras", segundo o Ministério da Cultura, num comunicado entretanto divulgado.

A tutela afirma também que, "até ao final de julho de cada ano, será produzido um relatório onde são identificadas as obras e a fundamentação técnica para a proposta de seleção".

A criação da Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea "tem como objetivo garantir um acesso alargado ao património artístico português, envolvendo a comunidade artística e a sociedade civil na difusão do papel preponderante da arte e, em especial, dos artistas portugueses no panorama cultural do país".

Sabe mais sobre a Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea, aqui.

Texto de Lusa
Fotografia de Yonghyun Lee disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

30 Abril 2024

Flávio Almada: “Devemos recusar a geografia do medo”

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0