Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

ARCOlisboa vai reunir 70 galerias de arte provenientes de 17 países

De 16 a 19 de maio, a Cordoaria Nacional, em Lisboa acolhe mais uma edição…

Texto de Ricardo Gonçalves

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 16 a 19 de maio, a Cordoaria Nacional, em Lisboa acolhe mais uma edição da ARCOlisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea, coorganizado pela IFEMA (Feria de Madrid) e pela Câmara Municipal de Lisboa e que conta este ano com a participação de 70 galerias, provenientes de 17 países distintos.

Na sua quarta edição, a feira apresenta a secção África em Foco, organizada pela curadora Paula Nascimento, que irá reunir uma selecção de 6 galerias provenientes de Angola, Uganda, Moçambique e África do Sul, e terá associada uma série de conferências temáticas com a participação de figuras de relevo como Raphael Chickwkwa e Azu Ngagbogu.

Tal como nas edições anteriores, as três grandes áreas em torno da qual a feira se organiza mantêm-se: o Programa Geral, com 52 galerias, Opening, com nove, e Projetos, também com nove.

O programa Opening volta a centrar-se em galerias com uma trajetória de, no máximo, 7 anos, com o objetivo de proporcionar nova informação e experiências estéticas. Selecionadas por João Laia, estarão representadas nove galerias, entre elas a Lehmann+Silva, do Porto, e a Fran Reus, de Palma de Maiorca.

Por sua vez, a secção de projetos volta a ocupar o Torreão Poente, com nove projetos de artistas individuais apresentados na feira pelas suas galerias. Daniel García Andújar, da galeria Àngels Barcelona, Gerold Miller, da Cassina Projects, e Nicolás Grospierre, da Alarcón Criado, são três desses nove artistas.

Além da mostra de arte contemporânea, a ARCOlisboa 2019 agrega 50 editoriais de arte na secção dedicada às publicações de arte contemporânea organizada pela Arts Libris, que inclui um ciclo de conferências e debates que pretendem refletir o estado atual das publicações de arte.

O programa de actividades paralelas começa no fim-de-semana anterior à feira, com inaugurações de exposições e projectos especiais em curso em galerias, museus e outros espaços culturais da cidade, e alarga-se a espaços localizados em Almada e Porto.

Entre a Câmara Municipal de Lisboa e a ARCOlisboa foi ainda estabelecido o programa "A Arte e os seus Públicos", que tem os propósitos de motivar pessoas de diferentes quadrantes da sociedade para a fruição da arte e para o entendimento das práticas artísticas atuais. Neste sentido, em 2019, o programa volta a reunir centenas de alunos e professores de escolas e universidades de todo o país, amigos e convidados de museus e centros de arte, dirigentes e membros de associações culturais, empresas e grupos profissionais.

A ARCOlisboa abre no dia 16 de maio, quinta-feira, e 17 de maio, sexta-feira entre as 14h00 e as 21h00; no dia 18, sábado, entre as 12h00 e as 21h00; e no domingo, dia 19, das 12h00 às 18h00. A entrada tem um custo de 15€, com a excepção dos estudantes que pagam 5€.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de ARCOlisboa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Camila Romão sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0