fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Central Gerador: no dia 20 de Junho vamos falar sobre como fazer a curadoria de uma exposição

Na próxima quinta, dia 20 de Junho às 19h30, sentamo-nos à conversa na Central Gerador…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Na próxima quinta, dia 20 de Junho às 19h30, sentamo-nos à conversa na Central Gerador para falar sobre como fazer a curadoria de uma exposição.

Para nos ajudar a perceber exactamente o que isto significa e qual o papel do curador, desafiámos três jovens curadores a vir até ao Lumiar para este final de dia: a Carolina Trigueiros, a Marta Espiridião e o Sérgio Azevedo. A moderação fica nas mãos do Gerador.

Curioso por descobrir mais sobre os três convidados?

Carolina Trigueiros

Curadora, escritora e produtora cultural de Lisboa. É pós-graduada em Estudos Curatoriais pela Universidade Nova de Lisboa (2017) e licenciada em Comunicação Cultural pela Universidade Católica (2013) em Lisboa e Barcelona. Recentemente participou na Kuma International Summer School em arte contemporânea de sociedades pós-conflito em Sarajevo. Em 2018 foi a curadora para as artes visuais no festival Exquisito em Lisboa. Escreve e colabora como produtora na revista Umbigo e trabalha com o artista Tomaz Hipolito no Azan - Tomaz Hipólito Studio. Colabora frequentemente com a REDE art agency.

Entre outros projectos foi curadora de exposições como “I will take the risk” com 29 artistas portugueses (2019); “Vazamento” and “Leite Ruim”, de Jean-François Krebs (2018); Carolina Pimenta performance e exposição "ONE SHOT" na Rua das Gaivotas6 (2018); e “Ensaios (sobre a mesa): a partir da coleção do Museu de Lisboa” na Galeria Quadrum (2017).

Marta Espiridião

Licenciada em Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, fez uma pós-graduação em Estudos de Arte Contemporânea e Curadoria na Faculdade de Letras de Lisboa e é mestranda em Ciências da Comunicação na FCSH.

É curadora independente, tendo em curso diversos projectos, tais como: “cool ain’t cool anymore” ou o Anexo, um programa de exposições anexas a outras exposições. Foi curadora da exposição Acção Doméstico-Feminista ou Estudos sobre Cerâmica Portuguesa, de Rita GT, na Rua das Gaivotas6, Lisboa (2018); e de Unfriend//Unfollow, exposição colectiva, na Rua das Gaivotas 6, Lisboa (2018).

Sérgio Azevedo

Licenciado em Artes Plásticas pela ESAD.CR e pós graduado em Curadoria de Arte pela FCSH/NOVA. Hoje, vive e trabalha em Lisboa. Tem ainda diversas formações em Gestão e Produção de Projetos Culturais, Comunicação e Mediação em Arte e Museus.

Trabalha desde 2013 nas áreas da curadoria, serviço educativo e produção. Começou o seu percurso com a fundação da Associação Plano Difusor e com a criação dos ateliers de artistas Casa da Praia, onde foi artista e curador residente entre 2014 e 2018. Trabalha, ainda, como assistente de produção e curadoria em diversos projetos ligados à arquitetura.

Tem passado ainda pela produção executiva, direcção de produção e gestão de projectos de diversos programas culturais. Foi director artístico da exposição urbana de arte vídeo ALTERNATE WORLDS em Lisboa (2015), curador geral e produtor do programa de arte e debate na cidade CRITICAL CITIES, co-curador da exposição coletiva A VIDA ESTÁ LÁ FORA no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional das Galerias Municipais/EGEAC, entre outros.

Até 30 de Junho celebramos os 5 anos do Gerador com um mês de programação na Central Gerador, o novo espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa. Descobre aqui a programação completa de 20 a 23 de Junho.

A entrada para a conversa é livre.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos - Fotografia de Andreia Mayer

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0