Até dia 30 de Junho a Central Gerador (Lumiar, Lisboa) celebra os 5 anos do Gerador com um conjunto de eventos de quinta a domingo. Esta semana sentamo-nos à conversa sobre como fazer a curadoria de uma exposição, entramos noite dentro com um concerto do incrível músico Tomara, dançamos ao som de um dj set e vamos às compras na feira de ofícios. Curioso por descobrir mais?

20 de Junho, quinta | Conversa Como fazer a curadoria de uma exposição?

Vamos sentar-nos à conversa sobre como fazer a curadoria de uma exposição. Para nos ajudar a perceber exactamente o que isto significa e qual o papel do curador, desafiámos três jovens curadores a vir até ao Lumiar para este final de dia: Carolina Trigueiros, Marta Espiridião e Sérgio Azevedo. A partir das 19h30.

21 de Junho, sexta | Concerto Tomara

A partir das 21h recebemos o incrível Tomara na Central Gerador para um concerto inesquecível. Tomara é o nome com que o músico, produtor e realizador Filipe C. Monteiro assina o seu trabalho em nome próprio. O álbum Favourite Ghost foi editado no final de 2017 e considerado um dos melhores do ano.

A sonoridade de Tomara cruza a folk norte-americana com referências europeias como Sufjan Stevens, Bon Iver, Nick Drake, Daniel Lanois, Gustavo Santaolalla, Radiohead ou Sigur Ros.

As canções do álbum Favorite Ghost são a porta de entrada para uma viagem por várias paisagens sonoras, marcadas pelo uso do Pedal Steel Guitar, marca da sua sonoridade.

22 de Junho | Dj Set Joana Andrade

Joana Andrade é uma das vozes da Rádio Oxigénio, onde toma conta da ocorrência sempre ao início da tarde. É também uma das cabeças da rubrica Heróis do Ar, dedicado a descobrir e divulgar talentos emergentes do panorama musical nacional.

Viciada em descobrir novas músicas e novos produtores, as suas referências vão desde hip-hop da nova e velha escolas, a house refinado, passando por fragmentos de beatmaking dos vários cantos do globo. Uma artista de variedades, especialista em coisa nenhuma, movida pela sua hiperactividade e curiosidade constantes.

No sábado, dia 22 de Junho, vem rodar discos à Central Gerador entre as 18h e as 22h.

23 de Junho | Feira de Ofícios

Os fazedores estão a contagiar o país inteiro e o vírus já chegou à Central Gerador, no Lumiar. Desde os ofícios mais tradicionais até aos mais modernos, este domingo contamos com a presença de 10 projectos únicos, para um domingo bem criativo: Fica Oficina Criativa, Form-a Craft Design, Homes in Colour, JIVA Handmade, KauKaus, Madalena Telo, Mazurca, Sedimento, S L O W e Sofia Magalhães Cerâmica.

A entrada para todas as iniciativas é gratuita.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Diana Mendes