Se há ligação óbvia do Lumiar a uma área artística é ao cinema. Os antigos estúdios Tobis, construídos na década de 40 na freguesia, funcionavam como um laboratório de revelação de películas cinematográficas mas, também, como estúdio de filmagens. Por lá, rodaram-se filmes portugueses como A Canção de Lisboa, do cineasta José Ângelo Cottinelli Telmo ou O Leão da Estrela de Arthur Duarte.
Hoje, o edifício do laboratório é a casa do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual que, no próximo dia 12 de outubro, abre as portas do seu auditório para assistires a duas sessões de cinema e conversas programadas especialmente para o Trampolim Gerador:
16h30 | Exibição do filme Carta ao meu avô e conversa com o realizador João Nunes
Durante os últimos anos da mais longa ditadura europeia, o embaixador português em Madrid, Luís Pinto Coelho, apaixona-se por uma modelo norte-americana, Katharine Rodney Graf. Assim começa um conflito entre sentimentos e razão, pátria e família num documentário sobre escolhas, amor e convicções.
18h30 | Exibição do filme O Labirinto da Saudade e conversa com o realizador Miguel Gonçalves Mendes
Um ensaio documental, dedicado ao ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço, narrado pelo próprio, sobre o que é isso de ser português.
As conversas com os realizadores decorrem no Espaço Tobis, uma zona ao ar livre parte do mesmo edifício. Em breve vamos revelar o mapa com todos os locais do Trampolim Gerador para saberes por onde deves navegar. Para já, na galeria em baixo, podes ficar com um cheirinho do cinema de outros tempos mas, também, de hoje. Acima de tudo, dos palcos que vais pisar neste Trampolim Gerador ;-)