fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Caixa para Guardar o Vazio: depois do Teatro Viriato segue para a Culturgest

Uma caixa de madeira, dois bailarinos e um grupo de crianças — assim se apresenta…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Uma caixa de madeira, dois bailarinos e um grupo de crianças — assim se apresenta Caixa para Guardar o Vazio, uma criação de Fernanda Fragateiro e Aldara Bizarro que surge em 2005 e regressou recentemente às salas de espetáculo do país. De 10 de novembro a 1 de dezembro é a Culturgest que abre as portas a escolas e famílias para redescobrirem o espaço. 

O convite partiu do Teatro Viriato, em Viseu, no ano de 2005, à artista plástica Fernanda Fragateiro, autora da escultura que “também é um acontecimento”. Fernanda convidou Aldara Bizarro, coreógrafa, para pensar a interação com a peça e apresentaram-na no Lar Escola Santo António. 

"A escultura apresenta-se como uma ‘caixa fechada’. É ativada pelos corpos de dois bailarinos, que revelam o espaço, dialogando entre si e com o público, através do movimento e da voz”, explicou Fernanda Fragateiro à Lusa. Hugo Mendes, Laura Abel, Lucas Lagomarsino e Sofia Portugal são as duplas de cada sessão. 

Catorze anos depois de apresentarem a sessão em Viseu, regressaram ao lugar em que tudo começou para retomar as apresentações a escolas e famílias. Depois de uma temporada por lá, seguem para a Culturgest, em Lisboa, com um preço único de 5€. 

https://www.facebook.com/teatroviriato/videos/402971100621016/?__xts__[0]=68.ARCSheYPHJDoZaVyI7hqy8SyzkljAZzMLWiS2cS_KnsA-WjpirYUDUKF69x36ykC-KpS2_wAusjXZrQ6ckXWzM8KtUpfTZZSPxa4srgNQc8VbUVFAEr_K4_QpHi7neOsrbX6bdZ3DXiEfOIJzyrLa3PeJfa5rHpePVwswkdqD6rt4dZPwaL4sfrE1PIISLhVVdP86mCiUb2psVy2bkUZIAa8nw2Dz5PVnXL2141utTnb4uiZ_kdY7knyt1ZQkQm2gW_50cLkoINrieHzbY8cTa3ULjFDSXwAg90X9cV8afxlAFP23BCjyF8MhQUSY9dSC5id3rI4YhDDVBFNIofzncOMJ1I_LKMfWWY&__tn__=-R

Caixa para Guardar o Vazio resultou de uma encomenda do Teatro Viriato em 2005 

Com uma lotação máxima de 10 adultos e 10 crianças, as sessões na Culturgest dividem-se em diferentes datas que podes consultar aqui.  

Fernanda Fragateiro e Aldara Bizarro estiveram na Central Gerador a falar sobre Caixa para Guardar o Vazio na passada quinta-feira, a propósito da conversa sobre o Plano Nacional das Artes.

Texto de Carolina Franco
Fotografia disponível via Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0