fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Calimentário ensina a comer bem com o calendário

Nasceu em fevereiro de 2020, é um calendário com receitas sazonais e chama-se Calimentário. Tem…

Texto de Rita Dias

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nasceu em fevereiro de 2020, é um calendário com receitas sazonais e chama-se Calimentário. Tem a chancela da editora independente VIRA, que desde 2018 lança livros que resultam de motivações pessoais, particulares e agarradas ao prazer de pensar e desenhar publicações sem confrangimentos.

"O Calimentário uma peça simples e prática que ajuda a fazer escolhas conscientes na preparação de cada refeição. Sendo o par artístico ideal para nos inspirar a cozinhar de acordo com a sazonalidade dos alimentos, o seu conteúdo inclui dicas e práticas, as famosas mezinhas, que acrescentam sabedoria ancestral ao senso comum generalizado". É esta a descrição que se encontra no site do projeto. Joana, interessada pela alimentação saudável e sustentável, foi uma das pessoas responsáveis pela conceção do Calimentário.

"Apesar de já dar atenção ao tema há algum tempo, sentia que me faltava informação. Comecei a fazer alguma pesquisa, especialmente no sentido de aprender a tirar partido de determinados alimentos, e foi com este objetivo que participei num dos workshops do Food for a Change. Já conhecia a Maria João Caseiro, que me falava muito do mundo da macróbiotica, e os workshops fizeram sentido porque, para além de ensinarem a cozinhar, chamavam a atenção para a prática de uma alimentação natural e para um estilo de vida saudável e ecológico. Foi assim que surgiu a ideia de propor ao Food for a Change a participação neste projecto", contextualizou Joana em entrevista ao Gerador.

E assim foi: o projeto Food for a Change fez a consultoria alimentar do Calimentário. A sazonalidade, a riqueza nutricional e a escolha consciente, três princípios da alimentação macrobiótica, estiveram na base das receitas e das mezinhas que se encontram neste calendário alimentar. "O Food for a Change tem como base a filosofia macrobiótica, um modo de vida que orienta escolhas conscientes que visam o equilíbrio em benefício do corpo, mente e planeta. Nesse sentido, o conteúdo do Calimentário estende-se naturalmente a dicas e práticas que acrescentam sabedoria ancestral (famosas mezinhas) ao senso comum, permitindo-nos tirar o máximo partido daquilo que a natureza tem para nos oferecer", acrescentou Joana.

Há frutas para cada estação, algas e cereais mais ou menos adequados em função da época. Na nota do Food for a Change sobre o Calimentário, que pode ser lida no site, é destacada inclusivamente uma 5ª Estação: "Durante este espaço temporal, aproximadamente de dezoito dias de transição entre cada estação, as características de ambas as estações coabitam e mesclam-se. Acredita-se assim que este momento apela à necessidade de regressarmos ao nosso centro, de nos nutrirmos e de nos transformarmos. No fundo, uma preparação para uma vivência mais alinhada e sintonizada com a estação vindoura."

Tanto clientes como profissionais da área da alimentação e da nutrição têm recebido bem o calendário e as receitas que nele habitam. "‘Que bela ideia!' é uma frase que já ouvimos algumas vezes, a par da valorização do seu conteúdo, utilidade, beleza e facilidade de consulta". A pandemia, que alterou a dinâmica das famílias e que as colocou em casa, também permitiu que o ato de cozinhar tivesse mais preponderância, portanto o momento da edição do Calimentário foi certeiro. "Notou-se que, na fase de confinamento, muitas pessoas estiveram mais disponíveis para novas descobertas, mesmo nas redes sociais, já que não podiam sair de casa, e uma delas foi sem dúvida o Calimentário. As partilhas dos nossos cozinhados com legumes da época, que nos chegavam do mercado ou de hortas de familiares e amigos, tiveram muito sucesso e, com frequência, tínhamos pessoas a pedirem-nos as receitas", revelou Joana.

Se o objetivo for comer bem e em função do calendário, acompanhado pelos desenhos originais da ilustradora Marta Cores, o Calimentário responde. Encontra-se no site do VIRA, a custar 15,50€, num espaço comercial no Porto e na loja Ufalufa.

Texto de Rita Dias
Ilustração de Marta Cores

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0