Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Oeiras celebra o Dia Mundial da Poesia com 24h de programação online

Dia 21 de março, domingo, celebra-se o Dia Mundial da Poesia com uma emissão contínua…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Dia 21 de março, domingo, celebra-se o Dia Mundial da Poesia com uma emissão contínua de 24h nas páginas de Facebook do Município de OeirasOeiras 27, página dedicada à candidatura da cidade a Capital Europeia de Cultura em 2027 e Bibliotecas Municipais de Oeiras.

O programa é vasto e inclui conversas sobre a poesia de autores como José Mário Branco, Maria Teresa Horta ou Florbela Espanca, leituras de poemas com a atriz Cláudia Semedo, uma entrevista com o músico Alexandre Cortez Pinto, a emissão de vários episódios do projeto Culto que junta poetas e poemas com música, dança e performance de autores como Noiserv, Luca Argel, Ana Deus, Teresa Coutinho ou Pedro Lamares, as Palavras do Século XXI de Gonçalo M. Tavares e até o espetáculo Primavera Autónoma Estradas da Lisbon Poetry Orchestra. O detalhe do programa pode ser consultado aqui.

Mas não é tudo. Se és residente em Oeiras e tens um poema preferido podes começar a aquecer a voz, gravar um vídeo a recitá-lo e partilhá-lo com a Câmara Municipal de Oeiras. Depois é esperar que ele integre a programação deste dia especial e que seja partilhado nos canais da Câmara Municipal de Oeiras.

A cidade de Oeiras tem vindo a afirmar, ao longo dos últimos anos, uma ligação clara com esta dimensão artística, com a criação do Parque dos Poetas, a integração de um eixo dedicado à poesia na Candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027 ou uma programação regular imersiva que arranca neste ano de 2021 e que promete celebrar a poesia, levando-a a todos os munícipes.

O Gerador é parceiro da Câmara Municipal de Oeiras

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

26 Março 2026

Dia 31 de março vem assistir à apresentação do documentário “Ecos de Lisboa”

25 Março 2026

Residências Insubmissas Gerador: dia 17 de abril pensamos o colonialismo em voz alta

19 Março 2026

FALA: o escritor Nuno Nepomuceno participa no Clube de Leitura “Entre Capas” a 11 de abril em Alcanena

16 Março 2026

Visita até 17 de março a obra “Fetiche”, de Suelen Calonga, no Curva, em Lisboa

14 Março 2026

Franco Berardi e Forensic Architecture em destaque no segundo dia de Uncover

13 Março 2026

Capicua, Betina Juglair e Isabel Ferreira em destaque no primeiro dia de Uncover

10 Março 2026

Uncover: de 12 a 15 de março, refletimos sobre imagem e perceções em Guimarães

9 Março 2026

“Singularidades de Guimarães”: o ciclo de conversas que desafia a comunidade a olhar para a cidade

5 Março 2026

Já está disponível o catálogo oficial da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

3 Março 2026

Podcast Post/Zeitgeist: tecnologia e o futuro do trabalho com a investigadora Helena Lopes

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0