fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nova crónica de Tiago Pereira sobre o interior do país no site Gerador

É já na próxima sexta-feira, dia 12 de março, que a nova crónica A paisagem…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

É já na próxima sexta-feira, dia 12 de março, que a nova crónica A paisagem a aceitar-se a ela própria, de Tiago Pereira, chega ao site Gerador. Esta crónica mensal dedicada ao interior do país irá trazer momentos de reflexão acerca das terras para além das grandes cidades, da ação do homem no território e pequenas estórias em jeito de diário.

Tiago Pereira é realizador, documentarista, radialista e visualista. Tem promovido e divulgado a música portuguesa, como mentor e diretor do projeto A música portuguesa a gostar dela própria, tornando-se um ativista, defensor da memória coletiva e tradição oral, realizando filmes, séries documentais, programas de rádio, programação musical e de eventos sobre o tema da cultura popular. O seu principal objectivo é a procura de outra música, mais amadora e pouco divulgada, mais concentrada na interpretação e nas pessoas, do que no seu repertório ou no seu estudo. Tem sempre em atenção que o foco não pode estar no mensageiro, mas sim na mensagem, na necessidade de educar, consciencializar para a importância cultural e social de conhecer, estar, partilhar e dar a conhecer pessoas que têm conhecimentos únicos e formas de vida muito suas.

Não percas esta crónica mensal que irá levar-te em grandes viagens pelo interior de Portugal ;-)

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Setembro 2025

Últimos dias para te candidatares à Mostra Nacional Jovens Criadores

15 Setembro 2025

OASis Lisboa: celebra a poesia e a diversidade da língua portuguesa com Maria Caetano Vilalobos

9 Setembro 2025

LEAP: Junta-te, online e em Bruxelas, a dois eventos de co-criação focados em construir um futuro mais inclusivo

5 Setembro 2025

De 12 a 14 de setembro o livro está em festa na Amadora

4 Setembro 2025

Post/Zeitgeist: no dia 25 de setembro vem discutir ideias e inquietações sobre o futuro

26 Agosto 2025

Academia Gerador: cursos para novas formas de pensar, agir e criar

21 Agosto 2025

Podcast Capital: Inovação e Interseção com a Tecnologia, com Catarina Braga e Carolina Baptista

11 Agosto 2025

Conheces alguém que tenha sido guarda-rios? Conta-nos

17 Julho 2025

Bolsa Gerador GEOTA vai apoiar reportagem sobre guarda-rios, profissão que recuperou importância

11 Julho 2025

Candidata-te às Bolsas Uncover: o programa de criação artística audiovisual para jovens em Guimarães

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0