Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Paisagem: combater assimetrias e apoiar a cultura

A associação A Paisagem é resultado da junção de seis festivais de cinema, localizados fora…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A associação A Paisagem é resultado da junção de seis festivais de cinema, localizados fora dos centros urbanos Lisboa e Porto, que pretendem combater as "assimetrias territoriais" e contribuir para uma maior equidade de financiamentos, apoios e visibilidade para estes eventos, em todo o país. Caminhos do Cinema Português, Curta Açores (São Miguel), Encontros de Cinema de Viana, Festival Internacional de Documentário de Melgaço (Mdoc), Festival Internacional de Avanca e Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão (FLICO) são os fundadores da associação.

Em reação aos resultados dos concursos de apoio aos festivais de 2020 - divulgados em fevereiro do presente ano pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) que beneficiam, em termos de financiamento, festivais dos grandes centros urbanos, em particular Lisboa e Porto, em comparação com as zonas periféricas - a associação pretende "promover a diversidade que caracteriza as paisagens portuguesas. Estamos a trazer para primeiro plano a velha metáfora de antigamente em que 'o país era Lisboa e o resto era paisagem'. Agora também tem o Porto no meio da definição do país e o resto continua a ser paisagem", afirmou Tiago Santos, um dos promotores desta associação pertencente ao festival Caminhos do Cinema Português, à Lusa.

Em reuniões realizadas com o ICA e a secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, os seis festivais apresentaram algumas soluções para "corrigir assimetrias territoriais" e que esperam a inclusão no próximo plano estratégico para o setor. Entre as propostas estão a criação de "mecanismos de majoração em função da realidade dos territórios, taxas diferentes de comparticipação dos projetos" e que os regulamentos dos concursos do ICA "deixem de funcionar em função da igualdade para promover a equidade de condições para a promoção de eventos culturais".

Tiago Santos reconhece a importância da existência de um apoio complementar que permitisse aos eventos desenvolver uma maior dimensão, não se ficando apenas pelo financiamento mínimo, "fazer um festival com cinco mil euros acaba por ser muito redutor. [...] E termos um ICA que vai investir no mesmo tipo de evento em vários territórios acaba por não ser um bom investimento público", acrescentou.

A Paisagem vai funcionar como "uma espécie de federação" de associações cinematográficas e festivais de cinema, para "trabalhar a coesão territorial", incluindo todos os festivais e eventos, sejam eles de áreas metropolitanas ou não.

Texto de Patrícia Silva e Lusa
Fotografia vis Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

19 Janeiro 2026

Recrutamento: procuramos pessoa para produção executiva

19 Janeiro 2026

Balcãs Ocidentais: “Gasto mais de metade do meu salário em contas e renda”

16 Janeiro 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

15 Janeiro 2026

Uncover: Guimarães recebe festival para pensar imagens e perceções. Programa completo aqui

14 Janeiro 2026

Tomás, Lisboa faz-te feliz? Vê a décima quinta entrevista deste projeto

13 Janeiro 2026

Descobre o novo Programa de Pensamento Crítico do Gerador

13 Janeiro 2026

A Europa no divã

12 Janeiro 2026

Pedro Jerónimo: “Se não existirem meios locais, que informação as pessoas terão [sobre as suas regiões]?”

9 Janeiro 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

5 Janeiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0