fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Alkantara Festival: as sessões matinais também integram a programação

O Alkantara Festival iniciou-se no dia 13 de novembro e prolonga-se até dia 30, contando…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Alkantara Festival iniciou-se no dia 13 de novembro e prolonga-se até dia 30, contando com sessões matinais ao fim-de-semana. O festival apresenta cerca de 19 espetáculos e projetos artísticos ao vivo.

Com o objetivo de salvaguardar a segurança de todas as equipas e espetadores, Carla Nobre Sousa, codiretora artística do festival, afirma em comunicado que "conseguimos adaptar o programa, graças à colaboração e grande abertura das companhias artísticas e das salas que são coprodutoras do festival".

O Festival Internacional de Artes Performativas reúne em Lisboa dezenas de artistas de várias lugares, apresenta ao vivo nove espetáculos e projetos artísticos em estreia absoluta e quatro em estreia nacional.

Entre a programação do festival destacam-se: Tafukt, que marca o regresso ao Alkantara do coreógrafo de origem marroquina Radouan Mriziga; Sexta-feira: O fim do mundo... Ou então não, o quinto capítulo do projeto "Sete Anos, Sete Peças" da coreógrafa Cláudia Dias; Grinding the wind, um projeto da artista palestiniana Dina Mimi com comissariado de The Consortium Comissions e The Anger! The Fury!, que procura uma mistura radical de otimismo alimentado pela raiva de querer mudar o mundo, da coreógrafa e dramaturga Sónia Baptista. Estes espetáculos apresentam-se em estreia absoluta.

No que toca a estreias nacionais, Farci.e, de Sorour Darabi, CUTLASS SPRING da coreógrafa canadiana Dana Michel,  Histoire(s) du Théâtre II, do coreógrafo congolês Faustin Linyekula e L’Homme rare de Nadia Beugré completam a programação.

O Alkantara Festival 2020 acolhe ainda a antestreia de Glottis no Centro Cultural de Belém, da coreógrafa Flora Détraz, em que três figuras comunicam com o desconhecido.

O São Luiz Teatro Municipal recebe Terra Batida, uma rede proposta por Marta Lança e Rita Natálio, que no festival apresenta performances, pesquisas, conversas e debates, ao vivo e online, todas com entrada livre. Conta com a participação de Ana Rita Teodoro, Maria Lúcia Cruz Correia, Sílvia das Fadas, Vera Mantero e, em estreia absoluta, as performances Superintensiva de Marta Lança, Rasante de Joana Levi e Fóssil de Rita Natálio.

As duas edições anuais do Fórum Cultura do PISTA, organizado em parceira com o Polo Cultural das Gaivotas, vão decorrer aos sábados, nos dias 21 e 28 de novembro, às 15h. Decorrerá em participação livre e transmissão online em alkantara.pt. O primeiro encontro dedica-se ao tema A coprodução nos bons e maus momentos e é moderado pela gestora cultural Vânia Rodrigues. O segundo encontro reflete sobre Representatividade Negra nas Artes Performativas: Significados, Limites e Políticas de Ação Afirmativa e conta com a coordenação da artista e investigadora Raquel Lima.

Os bilhetes já adquiridos para espetáculos do Alkantara Festival 2020 e sofreram alterações de datas e horários, devem ser trocados nas bilheteiras de cada teatro.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de ©MEHRDAD MOTEJALLI

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Dezembro 2025

The Legendary Tigerman: “A música na minha vida é um ato de expressão, paixão, comunicação”

8 Dezembro 2025

‘A ação climática é demasiado cara’: como a extrema-direita e as grandes empresas estão a instrumentalizar a instabilidade social

5 Dezembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

4 Dezembro 2025

Fica a conhecer Peculiar, vencedor de música na MNJC24

4 Dezembro 2025

Conhece os artistas selecionados para as exposições internacionais do projeto LEAP

3 Dezembro 2025

Gerson, Lisboa faz-te feliz? Vê a nona entrevista deste projeto

3 Dezembro 2025

Estado daquilo que é violento

1 Dezembro 2025

Os novos guarda-rios no Antropoceno

28 Novembro 2025

Gerador participa no Grupo de Debates de Jornalismo Literário do ISCSP-ULisboa

28 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0