fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Apelo ao Facebook e Google para apoio à cultura conta já com mais de 230 subscritores

No dia 22 de abril foi lançado o manifesto que procura sensibilizar o Facebook e…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No dia 22 de abril foi lançado o manifesto que procura sensibilizar o Facebook e a Google para a criação de programas de apoio à cultura em Portugal, que podes ler na íntegra aqui.

A lista de subscritores, no dia em que o apelo foi lançado, contava com mais de 100 artistas e entidades ligadas à cultura mas hoje, dia 26 de abril, soma já mais de 230 subscritores, entre eles artistas como Maria de Medeiros, Cais Sodré Funk Connection, a realizadora Raquel Freire, a artista visual Tamara Alves ou entidades como a Rua das Gaivotas 6, a editora Omnichord Records e o Ballet Contemporâneo do Norte, que se juntam aos já anunciados Lena d’Água, Ivo Canelas, Joana Gama, Noiserv, Paulo Furtado, Rui Horta, Tó Trips, BoCA – Biennial of Contemporary ArtsFANTASPORTOFundação José Saramago, Gerador, Sérgio Hydalgo da Galeria Zé dos Bois, GnrationLovers & LollypopsTremor FestivalVillage Underground Lisboa, entre tantos outros. A lista de subscritores é atualizada pelo Gerador diariamente e pode ser consultada aqui.

Nos últimos dias, o Gerador foi ainda falar com alguns dos subscritores para perceber a razão pela qual apoiaram este manifesto. Em baixo encontras as primeiras mensagens que reunimos de personalidades como Miguel Honrado, Diretor executivo da AMEC - Orquestra Metropolitana de Lisboa, a artista Vanessa Teodoro ou os festivais de cinema Indie Lisboa e Caminhos do Cinema Português. Nos próximos dias continuaremos a revelar estas mensagens.

"Estive a ler o manifesto com atenção e penso que o objetivo final é justo, como justo é também o posicionamento revelado face a esta matéria. Penso ainda que está em sintonia, de facto, com a legislação sobre os direitos de autor no mercado único digital, face ao conteúdo da qual Portugal se bateu com outros países da EU e cuja aprovação data, ainda, dos meus tempos como SEC. Penso, portanto que a AMEC | Metropolitana deve ser signatária." Miguel Honrado, Diretor Executivo da AMEC | Metropolitana

"Juntámo-nos a este manifesto para que a cultura continue a chegar a todos, principalmente agora que estamos confinados às nossas casas e não nos podemos dirigir aos cinemas, teatros, salas de espectáculos. Por isso, estamos a partilhar convosco os conteúdos de forma gratuita e achamos justo que sendo este o nosso trabalho, nós, agentes culturais, sejamos compensados por isso. A cultura é o fermento da vida!" 50 Cuts Associação Cinematográfica

Descobre ainda aqui uma galeria com as mensagens de Vanessa Teodoro, Indie Lisboa e Caminhos do Cinema Português:

Vanessa Teodoro
IndieLisboa
Caminhos do Cinema Português
Vanessa Teodoro

Créditos - Foto de Kon Karampelas via Unsplash

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0