Quarta-feira, 28 Novembro 2018

Raquel Albino

Fez a licenciatura em Arquitectura pela FAUTL e completou mais tarde o mestrado na área de Investigação em História da Arquitectura. Estudou fotografia e cenografia, tendo colaborado com diversas companhias de teatro na área de cenário, figurinos e fotografia de cena. Teve o prazer de conhecer os mistérios dos bastidores com os encenadores Sandra Faleiro, Bruno Bravo, Ricardo Neves-Neves e Gonçalo Amorim. Desenvolveu trabalhos de comunicação aliando a fotografia ao design gráfico, no contexto da divulgação de espectáculos.

Em arquitectura, explorou diversas abordagens, trabalhando em atelier, com a artista plástica Joana Vasconcelos e mais tarde enraizando-se na área de interiores e criação de ambientes recuperados. Sonha com uma arquitectura para todos, quebrando com o elitismo associado à área e diluindo fronteiras sociais.

Vive e trabalha em Lisboa, é amante incondicional de praia, da sétima arte e da verdade, fortes heranças familiares. Em paralelo, faz bolos imperfeitos mas deliciosos e saudáveis (!) e desenvolve actividades para crianças no âmbito da descoberta e do conhecimento, como caças ao tesouro personalizadas. Desde 2016 que é mentora do projecto Depois, reaproveitando materiais no contexto da arte, espaço e arquitectura, lutando sempre pelas segundas oportunidades das coisas palpáveis ou não.

Para saberes mais sobre ela, espreita aqui:

projectodepois.wixsite.com/depois

maria_b81

Fotografia para o espectáculo “O Homem Elefante” que esteve em cena no Teatro Nacional  D. Maria II, © Raquel Albino

Fotografia de capa de André Rijo

Se queres conhecer mais autores portugueses clica aqui.

MAIS ARTIGOS DE

Literatura 21.Abr.2019

Ciclo de conferências “A Europa dos escritores”

Acontece no próximo dia 27 de abril, na BMEL (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço), na Guarda, o Ciclo de Conferências “A Europa dos Escritores” subordinada ao tema “A Guerra civil de…

Notícias 21.Abr.2019

Solar abandonado em Viana do Castelo vai acolher "polo difusor de cultura"

Um antigo edifício do Estado em Viana do Castelo devoluto há 10 anos, que chegou a ser vandalizado, vai ser transformado num "polo difusor de cultura", inspirado no modelo de…

Notícias 21.Abr.2019

A nova edição do SOMERSBY OUT JAZZ estende-se sobre novos jardins

A partir de 5 de maio até 29 de setembro, a cidade de Lisboa acolhe nos seus jardins a 13ª edição do Festival Somersby Out Jazz. Aos já conhecidos Jardins…

Música 21.Abr.2019

Seixal comemora 25 de abril com "Pop da Revolução"

Na noite de 24 de abril, o Seixal recebe o espetáculo "Pop da Revolução", que conta com  alguns nomes da música portuguesa num momento musical e visual único que pretende…

AGENDA 21.Abr.2019

Grândola organiza Workshop de Pinturas Faciais

No dia 3 de maio, das 19h às 21h, o Município de Grândola organiza um Workshop de Pinturas Faciais no Estúdio Jovem.  Ao longo de todo o ano, o Município…

AGENDA 21.Abr.2019

Em maio, Almada organiza oficinas criativas para toda a família

Maio é mês de oficinas criativas, teatro e visitas para toda a família em Almada. A Câmara Municipal de Almada promove todos os fins de semana de 4 a 25…