Juliana Penteado lançou, recentemente, a marca de sobremesas Barü. Formada em Nutrição e em Cozinha, pela escola Le Cordon Bleau, procurou o encontro entre o sabor e a saúde, cuja particularidade reside na atenção à resposta emocional desencadeada pelos ingredientes, sobretudo os óleos essenciais.

“A Barü nasceu a partir da ideia de cozinhar com intenção e aflorar ainda mais os sentidos daqueles que se deliciam ao dar a primeira mordida. O doce sempre teve um papel fundamental relacionado com o prazer, carinho, conforto e uma representatividade forte da nossa criança interna. É capaz de mexer com sentimentos, memórias e estado de espírito. Já os óleos essenciais entram como uma segunda vertente, que é a do bem-estar. Actualmente, a busca pela saúde mental, física e emocional é cada vez maior e o uso dessas gotinhas perfumadas irá ao encontro do conceito-chave”, apresenta Juliana, pioneira nesta abordagem no contexto português.

“Sempre tive uma relação muito forte com o uso de ervas comestíveis, flores e especiarias e agora busco utilizar essa harmonização mais do que nunca, Juliana.

“Barü” é uma palavra-som da infância da pasteleira, que surgia numa música que a mãe costumava colocar. É ainda um fruto do seu país, o Brasil, “que carrega em seu interior uma única amêndoa comestível”, e significa “novo” em indonésio.

As receitas são da autoria de Juliana, com as viagens que realizou e com as histórias que Portugal lhe contou. No Verão passado, ingressou numa “rota amarela”, atravessando a geografia portuguesa, onde os doces tradicionais eram as tabuletas que apontavam o sentido.

Apesar de ser um projecto guardado, que tem vindo a despertar, Juliana decidiu lançar a Barü neste momento particular de pandemia, que tem tornado o quotidiano mais árido. Acredita que os seus conhecimentos em aromoterapia, através do recurso a óleos que “acalmam, relaxam, possuem propriedades antioxidantes e auxiliam nos processos imunológicos e anti-inflamatórios” redobrariam o conforto de um doce. Tendo em conta as exigências que o contexto necessita, as quatro sobremesas do menu, que varia semanalmente, são entregues em casa do cliente.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Fotografia de Juliana Penteado