A iniciativa Clube dos Poetas Vivos está de regresso ao Teatro Nacional D. Maria II para mais uma temporada, depois de em 2018-2019 ter juntado centenas de pessoas no átrio do teatro para ouvir as histórias e as palavras de vários poetas. A primeira sessão da nova temporada acontece já amanhã, dia 15 de outubro, às 19h, e tem como convidado o poeta e artista plástico André Tecedeiro.

Teresa Coutinho, que coordena este Clube desde a sua criação, recebe o poeta para uma conversa sobre o seu trabalho e inspirações, num encontro que contará também com leituras de poemas pelos atores Cláudia Jardim e João Grosso.

Desde 2017 que, uma vez por mês, sempre a uma terça-feira, às 19h, o Átrio do D. Maria II ganha a forma de um verdadeiro Clube, onde todos são bem vindos para conversar, dizer e ouvir poesia. "Num verdadeiro espírito de portas abertas, contrariando a ideia de clube secreto ou de sociedade clandestina, o Clube dos Poetas Vivos é um lugar onde a poesia é a única lei e a sua partilha a grande liberdade", refere o Teatro Nacional D. Maria II em comunicado.

O Clube dos Poetas Vivos é uma iniciativa desenvolvida em parceria pelo Teatro Nacional D. Maria II e pela Casa Fernando Pessoa. Nesta temporada, passarão ainda pelo Clube os poetas Inês Dias (a 12 de novembro), Alberto Pimenta (a 3 de dezembro), Ana Paula Inácio (a 4 de fevereiro) e outros nomes a anunciar brevemente.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Aaron Burden via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.