fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conversas Centrais | O Jornalismo Lento

Hoje, dia 9 de junho pelas 19h00, não percas mais uma edição das Conversas Centrais…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Hoje, dia 9 de junho pelas 19h00, não percas mais uma edição das Conversas Centrais no site Gerador dedicada ao tema "O Jornalismo Lento", com Ana Sofia Paiva, vencedora da 1ª edição da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador, Nuno Viegas, jornalista do Fumaça, e Rute Correia, co-fundadora e diretora do Interruptor.

Assiste a esta conversa em direto, à hora marcada, aqui:

Ana Sofia Paiva é a jornalista vencedora da 1ª edição da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador. É curiosa por natureza e entusiasma-se com facilidade. Queria ser astrónoma, mas acabou por mergulhar nas galáxias do jornalismo. Trabalha em dois projetos culturais e de ciência da NOVA FCSH, FCSH +Lisboa e N+ Ciência que se Explica, e pelo caminho teve diferentes e enriquecedoras experiências dentro da área, entre elas a rádio, que conquistou a sua atenção. Descobriu neste universo de som e de estudos da rádio a sua veia académica e, desde então, anda de mãos dadas com o jornalismo e a investigação.

Nuno Viegas é jornalista do Fumaça, onde investiga desigualdades, discriminação e abusos de direitos humanos. Desde os 14 anos que produz podcasts e escreve para imprensa e televisão. Na Escola Superior de Comunicação Social, passou pela rádio académica, pela revista estudantil e pelo programa de televisão produzido por alunos para a RTP 2. Fundou a Rádio Observador e colaborou com a Revista Pushstart, a Rádio Asas do Atlântico, a revista A nossa PRIMA, o website O Panorama e a Eurogamer Portugal.

Rute Correia é co-fundadora e diretora do Interruptor, uma revista multimédia especializada em jornalismo de dados, formatos longos e podcasts dedicados à cultura. Colaborou com várias estações de rádio, mas foi na Oxigénio onde esteve mais tempo. Tem um Mestrado em Rádio, pela Universidade de Sunderland, e uma investigação publicada sobre rádios comunitárias e tecnologia de código aberto. Há mais de uma década que trabalha na divulgação da cultura livre, com foco em software livre e modelos alternativos de licenciamento de conteúdo, como Creative Commons.

Mensalmente convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade no site Gerador. Descobre todas as conversas que já aconteceram aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Abril 2025

Procuramos jovem com experiência em captação e edição de vídeo para novo projeto 

27 Março 2025

Os desafios do futuro exigem novas ideias e novas práticas. Inscrições abertas

25 Março 2025

Post/Zeitgeist: vem sentar-te à mesa, a 10 de abril, para conversar sobre o projeto europeu

21 Março 2025

Já está disponível o catálogo da Mostra Nacional Jovens Criadores 2024

16 Março 2025

Recorda a primeira edição do Uncover

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

EN PT
A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0