fbpx

Em 2021, dentro do contexto da pandemia COVID-19, os meios de comunicação permanecem como um elemento fundamental para divulgar e analisar a informação mais relevante. Ao mesmo tempo, o setor atravessa uma crise profunda.

Neste ano de incertezas, a Bolsa Reportagens Essenciais Gerador pretende apoiar o jornalismo e os jornalistas, com enfoque nos mais jovens, que têm dificuldade a aceder aos recursos e ferramentas necessárias para desenvolver reportagens de investigação. Por isso, desenhámos uma bolsa compatível com uma ocupação estudantil ou profissional de tempo inteiro, permitindo desenvolver uma reportagem ao longo de um período extenso de tempo, como atividade paralela.

A Bolsa Reportagens Essenciais Gerador é exclusiva para jovens jornalistas, formados em jornalismo ou ainda em formação, até aos 35 anos, e surge como um desafio para a criação de reportagens de investigação, com duração de três meses e acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador, que serão publicadas integralmente nas suas plataformas: revista, site e redes sociais. O valor da bolsa é de 1.250 euros: 1.000 euros referentes ao orçamento máximo de gastos em recursos técnicos para a reportagem e 250 euros de prémio monetário para o vencedor.

As candidaturas encontram-se encerradas. Daremos informações sobre novas datas brevemente.

Sabe mais no regulamento aqui


QUAIS OS CRITÉRIOS A TER EM CONTA NA PROPOSTA?

 

1. ADEQUAÇÃO À ESTRATÉGIA EDITORIAL GERADOR

De que forma a proposta se enquadra no que é a nossa estratégia editorial e no que consideramos importante projetar para a sociedade?

25%

 

2. RELEVÂNCIA JORNALÍSTICA

Qual a pertinência e originalidade da proposta apresentada, tendo em conta o interesse da sociedade em obter informação mais detalhada sobre esse tema?

20%

 

3. OPORTUNIDADE TEMPORAL

Porque é este o momento certo para falar deste assunto junto da nossa comunidade e audiência?

15%

 

4. DIVERSIFICAÇÃO DA APRESENTAÇÃO

Como garantir que o conteúdo desta reportagem está pensado para ser difundido, de forma criativa e consequente, nos vários meios Gerador (revista, site, redes sociais, vídeo)?

15%

 

5. DETALHE ORÇAMENTAL

Detalhar, com o maior grau de pormenor possível, os possíveis gastos com o projecto, identificando, nomeadamente, estas variáveis: estadia, transportes, alimentação, apoio fotográfico, apoio vídeo, apoio som, outro tipo de apoios.

15%

 

6. CALENDARIZAÇÃO DAS TAREFAS A CONCRETIZAR

Detalhar, num calendário semanal, quais as tarefas que estão a ser consideradas para concretização da proposta, tendo em conta que o conteúdo a ser publicado na revista deve estar concluído 20 dias antes da data de publicação.

10%

 

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Copy link
Powered by Social Snap