Hoje, dia 14 de abril, às 19h00, não percas mais uma edição das Conversas Centrais no site Gerador sobre Sustentabilidade e Pobreza Menstrual: que caminhos?, com Ana Ferreira Martins, do Conselho de Administração da AMI, Filipa Silvestre, membro do Bloco de Esquerda de Albufeira, e Patrícia Lemos, fundadora do Círculo Perfeito.

Assiste a esta conversa, à hora marcada, aqui:

Ana Ferreira Martins faz parte do Conselho de Administração da AMI, exercendo funções como Diretora Nacional da Ação Social da AMI desde 1995. Mestre em Estudos Sobre As Mulheres, inter-relacionou o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo com as questões de género, surgindo a sua tese de mestrado “As Sem-Abrigo De Lisboa”, que foi galardoada com o prémio Madalena Barbosa da Comissão da Igualdade de Género. Representa Portugal no Conselho de Administração da Federação Europeia das Instituições Que Trabalham Com As Pessoas Sem Abrigo – FEANTSA. É professora Universitária no Instituto Piaget e publica, a nível nacional e europeu, artigos relacionados com as pessoas em condição de sem-abrigo e com as questões da igualdade de género.

Filipa Silvestre é membro do Bloco de Esquerda no concelho de Albufeira. Licenciada em Cinema Documental, é trabalhadora precária e membro do núcleo organizador das últimas três greves gerais feministas que tiveram lugar no Algarve.

Patrícia Lemos é educadora Menstrual e para a Fertilidade. É Instrutora credenciada de Natural Family Planning, certificada em Fertile Body Method, no acompanhamento de procriação medicamente assistida, Hipnose de parto e Educação menstrual para meninas. Escreveu dos livros Não é só sangue – uma conversa sobre o ciclo menstrual (Portugal, 2021), Período – Um Guia para Descomplicar (Portugal, 2020) e The Goddess in You (Reino Unido, 2017). É membro da Society for Menstrual Cycle Research e da International Association for Premenstrual Disorders e foi palestrante internacional convidada na Reunião Anual de 2018 da Natural Family Planning Teacher’s Association, em Inglaterra. Formadora e ativista, em 2010 fundou o Círculo Perfeito, um projeto pioneiro em Portugal para a educação menstrual, manutenção de fertilidade e literacia de corpo.

Mensalmente convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade no site Gerador. Descobre todas as conversas que já aconteceram, aqui.