fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Curso Online “Cultura Portuguesa – Marcos e Tendências”, do CNC

De 5 a 26 de Junho, decorrerá o curso online “Cultura Portuguesa – Marcos e…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 5 a 26 de Junho, decorrerá o curso online "Cultura Portuguesa - Marcos e Tendências", com coordenação de Guilherme d'Oliveira Martins, promovido pelo Centro Nacional de Cultura.

Este está organizado em quatro sessões, que terão lugar à sexta-feira, das 18h00 às 19h30, organizadas da seguinte forma: "1. Uma Cultura Mediterrânica, Atlântica, Céltica e Latina; 2. Dos Trovadores aos Cronistas. A inovação de Fernão Mendes Pinto; 3. Índia e Brasil – a influência do Mundo Novo e 4. Do Romantismo à Modernidade. Língua de várias culturas."

"Desde a Poesia Trovadoresca aos nossos dias, a cultura portuguesa afirmou-se em diálogo permanente com a evolução europeia e a abertura de pistas para a primeira globalização. O lirismo, a referência trágico marítima e o picaresco foram percorrendo uma evolução que atinge a maturidade na poesia com Luís de Camões e a maturidade da prosa com Vieira. O Renascimento, o Cultismo, o Barroco, o Romantismo e o Naturalismo evoluem em contacto com o que se assiste no panorama cultural ocidental. Progressivamente as influências de outras culturas e continentes fazem-se sentir, até aos dias de hoje. A evolução da língua portuguesa, como língua de várias culturas e cultura de várias línguas, é também do maior interesse. Desde o galaico-português à língua no Brasil, em África e até na Ásia, merece atenção…", lê-se na apresentação.

Guilherme d'Oliveira Martins está profundamente envolvido com o CNC, pertencendo aos corpos gerentes, à Direcção, enquanto vogal, e ao Grande Conselho/ Conselho das Artes, como Presidente. O Centro Nacional de Cultura é uma Associação Cultural, criada em 1945, cuja importância histórica é incontornável. A Cultura surgiu como resposta de intervenção perante o regime do Estado Novo, ao qual os seus fundadores, um grupo de monárquicos e católicos, se opunham, constituindo um espaço de pensamento e criação, de democracia.

Sabe mais aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia disponível na página de Facebook do CNC

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Março 2024

Saad Eddine Said: “Os desafios do amanhã precisam ser resolvidos hoje”

4 Outubro 2023

Queer Porto acontece este mês e vai “fazer justiça a um olhar queer, não polarizado”

26 Setembro 2023

68% dos adolescentes portugueses foram vítimas de comportamentos agressivos nas escolas

22 Setembro 2023

A este ritmo, Portugal vai falhar metas para aumentar a mobilidade ciclável em 2025

28 Julho 2023

Atrasos e silêncios preocupam após dois anos do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação

31 Março 2023

Tabagismo: quem são os alvos de uma indústria “perversa” que se reinventou?

8 Março 2023

Alexa Santos (INMUNE): “Os movimentos feministas não trazem lugar para as necessidades das mulheres negras ainda hoje”

21 Janeiro 2023

Agrofloresta de sucessão: o futuro da agricultura sustentável está nas árvores?

6 Janeiro 2023

Tita Maravilha: “Todo mundo está em transição, quando não se quer chegar em lugares muito óbvios”

10 Dezembro 2022

“Power List 100”. Uma iniciativa sobre reconhecer, empoderar e celebrar. De negros para negros

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0