Na 28.ª edição do festival, a secção Stereo volta a explorar os múltiplos diálogos possíveis entre a música e o cinema, e a Competição de Vídeos Musicais apresenta uma seleção dos melhores produzidos em Portugal no último ano.

Em Stereo, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) volta a Vila do Conde para apresentar "Guanche", o novo trabalho multidimensional, ao lado do realizador Pedro Maia, da atriz Íris Cayatte e do artista sonoro Duarte Ferreira. Este filme é uma primeira abordagem artística àquela que será a próxima longa-metragem do artista.

Tendo por base rodagens feitas na Madeira, no formato Super8, "Guanche" será um cine-concerto composto por partes da montagem do filme, processadas ao vivo por Pedro Maia, com acompanhamento musical original de The Legendary Tigerman e narrado, ao vivo, por Íris Cayatte. Ainda sem data de estreia, "Guanche" é um trabalho em torno do homem, do desenvolvimento e da sua relação com a natureza. 

Por Vila do Conde, vai estrear ainda "Ricardo", de Luís Sobreiro, um mocumentário sobre uma misteriosa personagem que invadiu o palco do concerto dos Sensible Soccers em Paredes de Coura. Ao som — e com a participação — dos Sensible Soccers, este é um filme entre o documentário e a ficção, que imortaliza um passo de dança presente no imaginário coletivo. Vê o trailer:

A completar a programação do Stereo, haverá ainda a estreia do documentário português "A Vida Dura Muito Pouco – Celebrando a obra de José Pinhal", de Dinis Leal Machado, e Antena3 Docs Apresenta "Implantação da Rapública #2 Pintar o Hip Hop", o segundo capítulo da série documental que a rádio portuguesa está a dedicar ao universo do rap nacional, onde se fala de graffiti com alguns dos artistas pioneiros da arte de rua em Portugal.

Competição de Vídeos Musicais

Fechada está também a programação para a competição de vídeos de música. Selecionados para 2020 estão filmes que deram imagem a músicas de Batida, Moullinex, Capicua, Filipe Sambado, Pop Dell'Arte, Clã, Surma, Sereias ou João Pais Filipe. 

As sessões acontecem no dia 10 de outubro, às 21h15, no Teatro Municipal de Vila do Conde, na presença dos realizadores.

Descobre todos os vídeos musicais em competição:

Texto por Flávia Brito
Fotografia cedida pela organização (da curta "Ricardo")

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

No Curtas Vila do Conde, há filmes (e muita música)