Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Debates e masterclasses no Festival Guiões

Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, cujo objectivo é, como se lê na…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, cujo objectivo é, como se lê na descrição do evento, "estabelecer-se como um essencial ponto de contacto entre os guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa e os agentes, produtores, realizadores e investidores que poderão dar sequência ao material criado", realizar-se-á entre 11 e 13 de Março, intenerando entre o Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa e a Universidade Lusófona.

A celebração da escrita cinematográfica em Língua Portuguesa conta com um programa diverso, desde as tradicionais sessões de pitching dos guiões finalistas, e a respectiva premiação, exibição de filmes, debates, masterclasses. Entre estes últimos, destaca-se o debate sobre Narrativas Episódicas, no primeiro dia, pelas 17h00, no Cinema São Jorge, no qual participará Julia Priolli, gerente de conteúdo original da Disney / Buena
Vista Production, bem como as masterclasses. Entre estas últimas encontram-se "Teoria de Séries e Desenho de Temporada", orientada por Julia Priolli, a realizar no dia 12 de Março, pelas 15h00, na Universidade Lusófona, onde se pensará a distinção entre longas metragens e séries, que reside na finitude. "Enquanto as longas metragens são histórias direccionadas a um final muito específico, que pode ser redentor, transformador, catártico ou, simplesmente, feliz, as séries são pensadas para não terminar. Para isso, buscam-se histórias sustentáveis e, portanto infinitas." Esta masterclass explorará ferramentas implicadas na criação de séries televisivas. No mesmo dia, pelas 16h30, David França Mendes é o responsável pela masterclass "A Narrativa Não-Linear em Watch Man: Um Estudo de Caso". Nesta, reflectir-se-á a partir das questões: "O que leva o autor de uma série a optar por uma estrutura não-linear? Quais as vantagens (e desvantagens) que essa escolha traz? Como engajar na história um espectador que é deliberadamente "desnorteado"? Quais são as circunstâncias em que a narrativa não-linear se impõe como melhor opção? Quais técnicas a aplicar?". Will Storr trará "The Science of Storytelling", pelas 10h00, despertando os interlocutores para a psicologia que suporta os nossos mitos, demonstrando como os contadores de histórias recorrem a tais processos. "Salas de Roteiro" será a masterclass de Leo Garcia, a decorrer no mesmo dia, pelas 14h00. Esta centrar-se-à nas writers rooms, nas suas particularidades e possibilidades, a partir da série A Benção.

Aqui podes consultar o programa completo.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Cartaz cedido por Guiões
O Gerador é parceiro de Guiões

 

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de João Alves sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0