Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Descobre a primeira História Esquecida de Manuel Milho no site da Rota Memorial do Convento

A obra “Memorial do Convento” renasce numa viagem histórica e cultural por Lisboa, Loures e…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A obra "Memorial do Convento" renasce numa viagem histórica e cultural por Lisboa, Loures e Mafra, que nos leva a conhecer os locais que fizeram parte deste romance e que nos transporta até ao século XVIII, a Rota Memorial do Convento.

Manuel Milho, trabalhador da construção do Convento de Mafra, conhecido como um bom contador de histórias, é uma das personagens deste romance de José Saramago. Ao longo dos vários dias de transporte de uma pedra de Pêro Pinheiro até Mafra, Manuel relata a história de uma rainha que foge com um ermitão, criando nos seus ouvintes uma grande expectativa sobre o desenlace.

A Rota Memorial do Convento é um lugar de sonho e de histórias que nos levam para outros lugares, por isso todos os meses um jovem escritor será convidado a criar uma pequena história que poderia ter sido contada pelo próprio Manuel Milho.

A primeira dessas histórias foi escrita por Ricardo Cabaça, dramaturgo português com peças publicadas por diversas editoras e revistas nacionais e internacionais. Cofundador e codiretor artístico da 33 Ânimos desde a sua fundação, em 2012, os seus textos foram já encenados em Portugal, Brasil, Espanha e França.

Descobre este conto que te irá levar a viajar por novos lugares, aqui.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Fundação José Saramago na promoção deste projeto. Sabe mais sobre as linhas geográficas deste percurso, aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Julho 2026

OASis Lisboa: participa em criações comunitárias com artistas

2 Julho 2026

Dia 17 de julho pensamos a perda de direitos em voz alta

1 Julho 2026

Print Pause Lisboa: candidata-te e descobre os primeiros editores confirmados

1 Julho 2026

Mariana Alvim convida Madalena Sá Fernandes para clube de leitura ao vivo na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora

25 Junho 2026

Academia Visapress: um programa formativo gratuito dedicado aos direitos de autor no jornalismo

23 Junho 2026

Revista Gerador: uma edição sobre coletivo e formas de reconstruir o comum

23 Junho 2026

Estão abertas as candidaturas para a Mostra Nacional Jovens Criadores

17 Junho 2026

Hipertexto: Belisa Branças e Pedro Nunes sobre “Tudo em Avignon e eu aqui”, de Bruno dos Reis

15 Junho 2026

Recorda aqui os dias do FALA – Festival Literário de Alcanena

15 Junho 2026

“O Livro Obrigatório”: Regina Duarte é a segunda convidada do ciclo de conversas na Amadora

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0