O Gerador em parceria com a Virtual Twin, especialista em Digitalização 3D, transportou exposições do Palácio da Ajuda, do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu Nacional de Arqueologia para o digital. Para além das visitas virtuais que permitem ver todos os pormenores das peças, apoderámo-nos também das ferramentas que só o digital nos pode fornecer e enriquecemos ainda mais as exposições com conteúdos extra que podes descobrir navegando pelas diferentes salas do museu.

A exposição D. Maria II: de princesa brasileira a rainha de Portugal pretende recriar e ilustrar – em narrativa visual e documental – a vida e o reinado de D. Maria II, uma das duas únicas mulheres a ocupar o trono de entre os 34 reis das quatro dinastias reinantes em Portugal. Rainha com 15 anos, em 1834, o seu reinado duraria até ao seu precoce falecimento, em 1853, com 34 anos. Podes entrar na exposição já aqui.

A exposição Ídolos. Olhares Milenares mostra-nos, de forma muito detalhada, como as comunidades agro-pastoris dos Centro/Sul de Portugal e Espanha, representaram gráfica e artisticamente o corpo humano, recordando antepassados, criando linhagens e imaginando divindades, a partir do património arqueológico de Portugal e Espanha. Podes entrar na exposição já aqui.

A exposição Guerreiros e Mártires foca-se no episódio que causou a morte de cinco franciscanos em Marrocos. Mais do que um simples episódio de martírio de cristãos perante os muçulmanos, este acontecimento simbólico permite-nos compreender um tempo de conflito que marcou o futuro do contacto dessas duas grandes civilizações. Podes entrar na exposição já aqui.

A digitalização da exposição é uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural que, para além de querer prolongar a exposição no tempo, tem também como objetivo captar novos públicos, através da criação de conteúdos acessíveis que aproximem os museus da sociedade.

Esta parceria tem como objetivo colmatar as dificuldades que as entidades culturais estão a encontrar na promoção e divulgação do seu Património. Com a criatividade do Gerador e as ferramentas da Virtual Twin queremos criar experiências culturalmente imersivas para ajudar entidades a dar este salto para o digital de forma rápida e acessível.