fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Eco Talk CineEco | Film Commissions – Cinema e territórios

Aqui podes assistir à Eco Talk “Film Commissions – Cinema e territórios”, que decorreu no…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Aqui podes assistir à Eco Talk “Film Commissions – Cinema e territórios”, que decorreu no âmbito do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Esta conversa foi moderada por Bruno Manique, membro da Film Commission do Centro, CineEco, e teve como base a os benefícios da utilização de espaços naturais como cenários de filmes. Podes ver o vídeo completo aqui.

Para esta reflexão os convidados foram João Paulo Macedo, Presidente do Festival Bando à Parte e Diretor do Minho Film Commission, e Manuel Claro, responsável pela Portugal Film Commission.

As Film Commissions são entidades que utilizam espaços naturais como cenários de filmes, de forma a promover os territórios e a captar financiamentos para as regiões. Para esta indústria, o atrativo consiste na redução de custos das produções ao evitar a construção de cenários artificiais e no maior realismo que pode ser conferido aos filmes. Estas filmagens, além dos benefícios económicos que geram, são oportunidades para promover as riquezas naturais da região.

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador com performances, conversas, música, entrevistas em vídeo ou mesmo jogos. Descobre aqui o nosso plano semanal e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

O Gerador é parceiro do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, o festival de cinema dedicado à temática ambiental. Esta conversa aconteceu no âmbito do festival e, no contexto desta parceria, é agora transmitida no Palco Online Gerador.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

24 Outubro 2025

Podcast Capital: Sustentabilidade e ecologia na cultura com Carlos Costa e Inês Lampreia

23 Outubro 2025

MNJC: conhece aqui os criadores selecionados para a edição de 2025

22 Outubro 2025

Madalena, Lisboa faz-te feliz? Vê a terceira entrevista deste projeto

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

17 Outubro 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

16 Outubro 2025

Fica a conhecer Bernardo Machado, Gonçalo Tavares e Sofia Bodas de Carvalho, vencedores de declamação na MNJC24

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Mariana Gomes: “A justiça climática tem de partir do pressuposto que a transição energética não deixa ninguém para trás”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0