Entre os dias 25 e 30 outubro, o projeto “K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem” fecha mais uma edição com a apresentação final de um vídeo-espetáculo inspirado no livro “A Revolta dos Animais”, de George Orwell.

É já amanhã que será apresentado o vídeo-espetáculo “A Revolta dos Animais”, desenvolvido pelos cinco grupos que integram este projeto (Viseu, Lisboa, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). A partir das 18h, o espetáculo, de entrada gratuita, vai estar disponível no Teatro Viriato. Já de 26 a 30 de outubro, o resultado final do “K Cena” será apresentado através do SubPalco – um palco digital do Teatro Viriato no Youtube – a várias escolas secundárias.

A edição deste ano do “K Cena” foi especial e introduziu uma nova dinâmica de intercâmbio. Os encenadores, que normalmente se reunem presencialmente, decidiram apostar na troca de experiências através do online. Ao descobrir a videoconferência como ferramenta de colaboração, trabalharam em conjunto para o resultado final que agora apresentam.

Graeme Pulleyn, encenador principal do projeto, explica que “em Viseu, estávamos à espera da Chica Carelli, encenadora do Brasil e eu à espera para ir para Cabo Verde. Isto caiu tudo”. Ainda assim, “todos os países que participam decidiram que tínhamos de fazer algo, nem que fosse para marcar a passagem desta edição e determinámos fazer um vídeo, dividindo os dez capítulos pelos cinco grupos”. O grupo dirigido por Graeme Pulleyn dedicou-se a dois grandes capítulos: “A Batalha da Vacaria” e “A Morte do cavalo Trovão”.

O “K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem” foi criado em 2012 pelo Teatro Viriato, e desenvolvido em parceria com Teatro Vila Velha (Brasil); Instituto Camões/Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo (Cabo Verde) e Pólo de São Tomé e Príncipe; e Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa).

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia cedida pelo Teatro Viriato