Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

FEST: competição internacional de curtas está fechada

As candidaturas para a competição internacional do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema,…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

As candidaturas para a competição internacional do FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que decorrerá de 24 de junho a 1 de julho, está oficialmente encerrada,

O festival de cinema realiza-se desde 2004 em Espinho e tem como objetivo dar a conhecer o novo cinema nacional e internacional. Para tal, foram escolhidos 53 filmes de jovens cineastas que estão a marcar os principais festivais internacionas, e não só, para a competição pelo Lice de Prata.

Para além de uma vasta seleção de longas e curtas metragens, a programação deste ano do FEST conta igualmente com masterclasses, workshops, debtas, roundtables, casos de estudo e ainda um evento focado em pitching e co-produções com múltiplos nomes do meio, ainda por apresentar.

Destacam-se na competição deste ano os filmes I’m Sorry My Love, do realizador hispânico Diego Céspedes, vencedor do prémio Cinefondation em Cannes, e Bonobo de Zoel Aeschbacher, já vencedor de um prémio do público em Clermont-Ferrant.

A competição deste ano forja-se igualmente na atualidade e no olhar que muitas histórias oferecem sobre os diferentes tempos e espaços pelo mundo, como o relatam Liminaali & Communitas, Our Song to War, ou ainda Entre Parentes.

Para além da competição oficial, NEXXT mete à corrida uma seleção de 42 filmes oriundos de diversos espaços de formação nacionais e internacionais.

Para as secções de Training Ground e Director’s Hub estão confirmados Marjane Satrapi, Jonathan Morris, Stuart Dryburgh, Baltaser Kormákur e ainda a equipa de edição de som de Bohemian Rapsody, e ainda outros por confirmar.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Thomas William via Unsplash 

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

28 Janeiro 2026

Catarina, Lisboa faz-te feliz? Vê a décima sétima entrevista deste projeto

28 Janeiro 2026

Que imagem tens de Guimarães? De 12 a 15 de março junta-te às iniciativas comunitárias do festival Uncover

27 Janeiro 2026

Museu dos sapatos

27 Janeiro 2026

Post/Zeitgeist: vem refletir sobre o futuro da democracia na Europa com Georg Diez

26 Janeiro 2026

Alexandre Alaphilippe: “Mentir e espalhar desinformação já não é penalizado nas eleições”

25 Janeiro 2026

Manual para pais: compreender o mundo ‘incel’ e ‘femcel’ antes que os seus filhos o façam

23 Janeiro 2026

Dar uma colta com Carlos Nogueira

23 Janeiro 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

22 Janeiro 2026

File not Found: procuramos arquivo em Portugal para acolher artista em residência

21 Janeiro 2026

Fazer jornalismo dentro das prisões

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0