fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

FEST: competição internacional de curtas está fechada

As candidaturas para a competição internacional do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema,…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

As candidaturas para a competição internacional do FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, que decorrerá de 24 de junho a 1 de julho, está oficialmente encerrada,

O festival de cinema realiza-se desde 2004 em Espinho e tem como objetivo dar a conhecer o novo cinema nacional e internacional. Para tal, foram escolhidos 53 filmes de jovens cineastas que estão a marcar os principais festivais internacionas, e não só, para a competição pelo Lice de Prata.

Para além de uma vasta seleção de longas e curtas metragens, a programação deste ano do FEST conta igualmente com masterclasses, workshops, debtas, roundtables, casos de estudo e ainda um evento focado em pitching e co-produções com múltiplos nomes do meio, ainda por apresentar.

Destacam-se na competição deste ano os filmes I’m Sorry My Love, do realizador hispânico Diego Céspedes, vencedor do prémio Cinefondation em Cannes, e Bonobo de Zoel Aeschbacher, já vencedor de um prémio do público em Clermont-Ferrant.

A competição deste ano forja-se igualmente na atualidade e no olhar que muitas histórias oferecem sobre os diferentes tempos e espaços pelo mundo, como o relatam Liminaali & Communitas, Our Song to War, ou ainda Entre Parentes.

Para além da competição oficial, NEXXT mete à corrida uma seleção de 42 filmes oriundos de diversos espaços de formação nacionais e internacionais.

Para as secções de Training Ground e Director’s Hub estão confirmados Marjane Satrapi, Jonathan Morris, Stuart Dryburgh, Baltaser Kormákur e ainda a equipa de edição de som de Bohemian Rapsody, e ainda outros por confirmar.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Thomas William via Unsplash 

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Outubro 2025

Fica a conhecer Bernardo Machado, Gonçalo Tavares e Sofia Bodas de Carvalho, vencedores de declamação na MNJC24

16 Outubro 2025

Documentário ambiental “Até à última gota” conquista reconhecimento internacional

15 Outubro 2025

Mariana Gomes: “A justiça climática tem de partir do pressuposto que a transição energética não deixa ninguém para trás”

15 Outubro 2025

Proximidade e política

15 Outubro 2025

Francisco, Lisboa faz-te feliz? Vê a segunda entrevista deste projeto

14 Outubro 2025

Dia 8 de novembro vem debater soluções colaborativas para o setor cultural

14 Outubro 2025

MNJC: conhece no dia 23 de outubro quem são os criadores selecionados da edição de 2025

13 Outubro 2025

Estamos a oferecer convites duplos para a sessão de abertura do Doclisboa, com o filme “With Hasan in Gaza”

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

10 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0