fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Festival em Coimbra debate o futuro das cidades

O que significam hoje as cidades e como podem ser desenvolvidas para as próximas gerações?…

Texto de Flavia Brito

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O que significam hoje as cidades e como podem ser desenvolvidas para as próximas gerações? Como se podem tornar mais sustentáveis e como se têm procurado revitalizar? Estas são algumas das questões a que o Festival Cidades Resilientes procurará dar resposta. A iniciativa acontece nos dias 16 e 17 de julho, em Coimbra, mas também online, para todo o país.

Ao longo de dois dias, o Convento São Francisco, estabelecimentos de comércio local e as ruas daquela cidade receberão vários debates, entrevistas, masterclasses, workshops e atividades culturais, contando com a participação de mais de 30 personalidades.

A realização deste festival, de acesso gratuito, partiu da iniciativa do município de Coimbra, a quem se juntou o Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação.

No Festival Cidades Resilientes pretende-se discutir, “com amplitude e pluralidade”, o significado das cidades, a sua sustentabilidade e regeneração e a forma como podem ser construídas para as gerações seguintes, pode ler-se em comunicado. “Coimbra, pela sua particular situação geográfica, de uma cidade com uma duplicidade urbana e rural, é o ponto de partida para repensar o conceito de cidade em 2021.” 

No primeiro dia, 16 de julho, o Convento São Francisco recebe Miguel Poiares Maduro, professor universitário e político português, que ocupou o cargo de ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, num debate dedicado aos desafios das cidades do século XXI. O sociólogo e professor catedrático Carlos Fortuna e o psicólogo e vice-reitor da Universidade do Algarve, Saúl Neves de Jesus, juntam-se para uma reflexão sobre “As consequências da pandemia para a cidade”. 

Miguel de Castro Neto, professor da NOVA Information Management School e Rita Lopes, investigadora no CENSE - Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da FCT NOVA, debatem “A economia das cidades do futuro”. Já Tiago Marques, docente do Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres e médico psiquiatra, Francisca Aires Mateus, curadora e artista finalista do Prémio Sonae Media Art em 2019 e Clara Almeida Santos, professora de filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, juntam-se numa conversa dedicada às cidades das novas gerações. 

No dia 17 de julho, o festival volta a receber novos debates. Para pensar o “Planeamento e Sociologia Urbana”, reúnem-se Paulo Peixoto, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Alda Botelho Azevedo, doutorada em Demografia pela Universitat Autònoma de Barcelona e Luís Baptista, sociólogo e diretor do CIS.NOVA. Já a “Regeneração e Sustentabilidade” das cidades conta no painel com Filipe Duarte Santos, professor de física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Helena Freitas, professora no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra e Maria de Lurdes Cravo, da Associação ZERO. 

O debate dedicado à “Cultura e Educação” conta com David Santos, historiador de arte e curador, Carlos Moura Carvalho, consultor jurídico e gestor cultural e a coreógrafa Aldara Bizarro. Para debater “A nova antropologia” está também confirmada Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto de Segurança Social. Por fim, para pensar a importância do digital para as cidades juntam-se Susana Albuquerque, presidente do Clube Criativos de Portugal e o engenheiro de sofware, Ricardo Vitorino. 

A programação do festival estende-se ao comércio local e às ruas da cidade de Coimbra. Será possível participar num workshop de personalização de tote bags, com a artista visual Pitanga, numa masterclass de design thinking, com a especialista Luana Bistane, ou numa masterclass de aproveitamento energético, com um especialista da Lisboa E-Nova. 

Está também confirmada a participação de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, numa entrevista ao vivo, sessões de poesia pelas ruas da cidade com a atriz Mia Tomé e o poeta José Anjos, e ainda um encontro dos instagrammers, que vão percorrer a cidade ao longo dos dois dias de festival e promover a cidade de Coimbra nas suas redes sociais.   O festival é de acesso gratuito. Os lugares para assistir à programação no Convento São Francisco e atividades no comércio local e ruas da cidade serão limitados.

Texto de Flávia Brito
Fotografia de Uriel Soberanes via Unsplash

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

27 Outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

24 Outubro 2025

Podcast Capital: Sustentabilidade e ecologia na cultura com Carlos Costa e Inês Lampreia

24 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

23 Outubro 2025

MNJC: conhece aqui os criadores selecionados para a edição de 2025

22 Outubro 2025

O que tem a imigração de tão extraordinário?

22 Outubro 2025

Madalena, Lisboa faz-te feliz? Vê a terceira entrevista deste projeto

21 Outubro 2025

Fica a conhecer Rodrigo Pereira Esteves, vencedor de dança na MNJC24

20 Outubro 2025

Residências Insubmissas Gerador: pensar a Palestina em voz alta

20 Outubro 2025

João Joanaz de Melo: “Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”

17 Outubro 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0