A organização do Impulso adotou, para este ano, uma nova versão do seu evento: a Season Impulso. Tal como explicam os organizadores do festival, em nota de imprensa, o objetivo da organização foi “manter o espírito do festival” ao apresentarem uma programação que consideram “eclética, inclusiva e de qualidade”. Contudo, ao invés de manterem os três dias de atividades como acontecia nas edições anteriores, optaram por dividir a programação ao longo de todo o ano, “com mais tempo e enquadramento para atividades paralelas, com mais presença na cidade, junto do nosso público.”
O primeiro espetáculo da Season Impulso decorreu no dia 17 de fevereiro no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha e contou com a presença de Femme Falafel e d’ A Garota Não. Entretanto, a 24 de março, decorreram os concertos dos artistas NICØ, Marina Herlop e Expresso Transatlântico. Para abril, a programação incluirá espetáculos da espanhola Angélica Salvi, Surma e das Djs bb.wav b2b ELBA, que subirão ao palco já no dia 21. Mais tarde, a 19 de maio, estão previstos os concertos dos Golden Slumbers e do músico cabo-verdiano Dino D’Santiago.
Em junho poderás assistir às atuações da banda Hetta, The Rite of Trio e Trypas Corassão, um projeto constituído pelas brasileiras Tita Maravilha e Cigarra. Para o dia 1 de julho, já estão confirmadas as presenças dos brasileiros Bala Desejo e dos turcos Lalalar, “uma sonoridade reminiscente de uma nostalgia do futuro, com amostras gentilmente desenterradas dos legados da Anatólia”.
O Festival Impulso voltará em 2024, ao ar livre, no mesmo formato das edições anteriores. Irá recuperar as residências artísticas, incluirá uma programação de cinema internacional e diversas parcerias com os agentes culturais locais.
O Impulso 2023 é organizado pela Pulsonar Associação, numa coorganização com o Município das Caldas da Rainha e em parceria com a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria (ESAD.CR). Os bilhetes já estão disponíveis online.

