fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Festival Panos muda de palco para o Teatro D. Maria II

Este mês, o Teatro Nacional D. Maria II abre as portas pela primeira vez ao…

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Este mês, o Teatro Nacional D. Maria II abre as portas pela primeira vez ao Festival Panos - palcos novos palavras novas. Do dia 26 a 28 de Abril, três peças originais servirão de base para espetáculos construídos por seis grupos de atores adolescentes, coordenados pela mão de Sandro William Junqueira.

“Os Panos têm um poder transformador tremendo naqueles que nele participam e que com ele se envolvem. É mais do que levar teatro às escolas e aos grupos de jovens - é dar-lhes as ferramentas, as melhores possíveis, para que eles façam teatro, para que tenham a oportunidade de ver como o teatro faz pensar, imaginar, agir, chegar ao lugar do outro, expandir o mundo”, avançou Sandro William Junqueira, coordenador do Festival, ao Gerador, quanto à vontade de fazer do Teatro Nacional D. Maria II um palco fixo para os PANOS. 

O Festival PANOS, criado e desenvolvido pela Culturgest de 2005 a 2017, mudou de palcos, passando para as mãos do Teatro Nacional D. Maria II e Sandro William Junqueira certifica-nos que apesar da mudança de palco e de coordenação, o Festival será respeitado tal como é e como foi construído, e garante também que o objetivo é fazê-lo crescer, tal como Francisco Frazão, antigo coordenador, que participou na transição. 

Nesta edição inaugural, a Sala Garrett e a Sala Estúdio serão os palcos onde duas vezes por diferentes grupos serão representados os textos encomendados ainda pelo antigo coordenador, a pensar no contexto do Festival: Os Anciãos, da premiada escritora britânica e canadiana Deborah Pearson, traduzido por Francisco Frazão, Lobo à Porta, da jornalista e escritora Isabela Figueiredo e Dicionário, do ilustre José Maria Vieira Mendes. Textos que segundo o coordenador, apesar de colocarem diferentes problemas, “convocam-nos para a nossa responsabilidade ética quando em confronto com o mundo e com os outros. E é isso mesmo que pretendemos: novas palavras, outros desafios”. 

A particularidade do Panos, passa também pelo envolvimento dos próprios escritores no projeto, através de workshops de exploração e experimentação dos textos direcionados aos encenadores e alguns dos jovens atores, o acompanhamento de um júri qualificado e sobretudo “até a perspetiva de um palco como não há outro no país”. 

No dia 27, pelas 17 horas o Salão Nobre acolhe o lançamento do livro homónimo do festival, que conta com as três peças encomendadas para esta edição, aumentando o “património de valor incalculável que os PANOS têm vindo a construir”. Mais tarde, após os espetáculos, o DJ Quim Albergaria dará início à festa de celebração da nova edição do festival, no átrio do teatro aberto a todos.

Os PANOS têm um projeto-irmão em Londres, o Connections, no qual o intuito em ambos é de promover o encontro entre novas dramaturgias e o teatro escolar/juvenil, “queremos também que as escolas, os grupos, os jovens venham ao teatro, seja porque vão apresentar o seu espetáculo, seja porque querem ver o que os outros fizeram, seja porque simplesmente perceberam o poder que isto tudo tem e querem aproveitar. E eu sei que isto não é conversa, é mesmo verdade, porque estive do outro lado, à frente de um grupo de jovens atores que tiveram o privilégio de viver os PANOS. É por tudo isso que digo que, tendo em conta a dimensão nacional do projeto e a premissa de serviço público que o envolve, faz todo o sentido que esta seja a casa dos PANOS por muitos e bons anos”. 

Texto de Rita Matias dos Santos
O Gerador é parceiro do Teatro Nacional D. Maria II

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Julho 2024

Mais de 1800 pessoas e entidades defendem “liberdade de escrever, de publicar e de ler”

16 Julho 2024

Assassinato de carácter: o (pré)juízo de Cláudia Simões

15 Julho 2024

Mescla com April Marmara

15 Julho 2024

Francisco Teixeira da Mota: “A polarização não se combate com o aumento da repressão”

12 Julho 2024

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

11 Julho 2024

Dar uma volta com Isabel Craveiro

11 Julho 2024

Carta do Leitor: Afinar a curiosidade na apressada multidão

10 Julho 2024

42: A 2.ª Guerra Civil Americana

10 Julho 2024

Agarra passes duplos para o festival Bons Sons

10 Julho 2024

Junho de 2024 foi globalmente mais quente do que qualquer junho de que há registo

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [para entidades]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

5 JUNHO 2024

Parlamento Europeu: extrema-direita cresce e os moderados estão a deixar-se contagiar

A extrema-direita está a crescer na Europa, e a sua influência já se faz sentir nas instituições democráticas. As previsões são unânimes: a representação destes partidos no Parlamento Europeu deve aumentar após as eleições de junho. Apesar de este não ser o órgão com maior peso na execução das políticas comunitárias, a alteração de forças poderá ter implicações na agenda, nomeadamente pela influência que a extrema-direita já exerce sobre a direita moderada.

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0