fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Gerador abre o festival Iminente Emergency com uma conversa sobre cultura e pandemia

A conta de Instagram do festival Iminente será o palco do Iminente Emergency, uma edição…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A conta de Instagram do festival Iminente será o palco do Iminente Emergency, uma edição online do festival que acontece já no sábado, dia 4 de abril entre as 16h00 e as 23h20, e que nasce com o propósito de angariar fundos para os dois hospitais de referência no tratamento da pandemia de Covid-19, o Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central e o Centro Hospitalar e Universitário de São João.

O Gerador abre a programação deste dia, logo pelas 16h00, com uma conversa moderada pela nossa jornalista Carolina Franco que nos quer pôr a todos a refletir sobre a relação da cultura com a pandemia. Afinal, como podemos fazer cultura para todos neste contexto? A Marta Bateira, mais conhecida pela personagem Beatriz Gosta, que nasceu em 2015 numa série de vídeos no canal de youtube com o mesmo nome e que hoje soma mais de 112.000 seguidores no Instagram, junta-se a nós nesta conversa.

Nas últimas semanas, o setor cultural entrou num momento muito diferente da sua atividade nomeadamente pela impossibilidade de se fazerem espetáculos e eventos ao vivo. Como resposta surgiram, entretanto, muitas iniciativas culturais online mas, em função do eventual prolongamento do recolhimento social, que futuro se vê para a cultura? Que consequências terá este período inesperado nas nossa forma de conviver e consumir cultura?

Numa programação com curadoria de Alexandre Farto aka Vhils e da plataforma Underdogs, poderás ainda a assistir a performances, concertos com nomes como Mayra Andrade, Dino de Santiago ou Ana Moura, arte com Mais Menos ou Tamara Alves, performance com Mariana Barros e muito mais. Descobre mais aqui.

A totalidade dos fundos angariados nesta edição será repartida em partes iguais entre os dois hospitais e alocados pelos conselhos de administração consoante as necessidades de cada instituição. Os fundos reverterão para a compra de equipamentos de protecção individual para os profissionais de saúde e de equipamento para alargamento da capacidade das Unidades de Cuidados Intensivos. Os bilhetes não têm preço fixo e as doações poderão ser feitas aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

7 Janeiro 2026

Madalena, Lisboa faz-te feliz? Vê a décima quarta entrevista deste projeto

5 Janeiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

30 Dezembro 2025

Ana Catarina Miranda: “As barreiras que tencionamos remover são sempre as que já não têm qualquer propósito económico ou social”

29 Dezembro 2025

Que imagem tens de Guimarães? De janeiro a março participa nas conversas que celebram vários olhares sobre a cidade  

26 Dezembro 2025

Fica a conhecer Sofia Pessoa Pádua e Cláudio Monteiro, parte do coletivo vencedor de cinema na MNJC24

23 Dezembro 2025

Zine Insubmissa Gerador: Pensar a Palestina em voz alta

22 Dezembro 2025

Queremos ouvir o testemunho de jovens que não tenham concluído ou ingressado no Ensino Superior

19 Dezembro 2025

Reportagem do Gerador vence Prémio Mário Soares da Assembleia da República

19 Dezembro 2025

Fica a conhecer Sancha Castro, parte do coletivo vencedor de cruzamento disciplinar na MNJC24

18 Dezembro 2025

Descobre o novo Programa de Pensamento Crítico do Gerador

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0