A Qmetrics, entidade consultora especializada em análise e gestão de informação, é o líder do consórcio que vai implementar o projeto europeu Measuring Cultural and Creative Sectors, após um concurso que envolveu dezenas de candidatos europeus. O Gerador é o outro representante nacional do consórcio, com a especialização na área cultural e criativa.

Considerado um dos projetos mais relevantes para o futuro da cultura e da criatividade no espaço europeu, o principal objetivo desta iniciativa é a criação de um enquadramento estatístico único para medir os setores cultural e criativo na União Europeia.

De um consórcio internacional vencedor composto por uma empresa multinacional, a everis, a espanhola Fundación Alternativas e a belga Cumediae, sobressaem duas entidades portuguesas, a Qmetrics, que lidera o projeto e assegura a construção da referência estatística, e o Gerador, especialista nas dimensões cultural e criativa.

Com base na informação já anteriormente identificada no Eurostat, esta iniciativa vai permitir construir uma análise estatística regular do potencial económico, cultural e social destes sectores. Para tal, o consórcio fará uma extensa análise da informação disponível a nível internacional, contactando todos os países da União Europeia, para depois propor novas formas de avaliação e até o preenchimento de lacunas que os dados atuais não permitem preencher, como os relacionados com a atividade digital da cultura e da criatividade.

As principais entidades culturais de cada país, como os Ministérios da Cultura, e as instituições responsáveis pela análise estatística, como os Institutos Nacionais de Estatística de todos os membros da União Europeia, serão chamados a intervir na concretização deste projeto crucial para os sectores culturais e criativos.

Gerador e Qmetrics assumem, no entanto, a vontade de alargarem este contacto aos principais agentes culturais e criativos nacionais, bem como à constante comunicação dos passos mais relevantes da execução do projeto, de uma forma simples e aberta.

europa-cultura-gerador