Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Gerador marca presença na edição especial do festival Bons Sons 2020

Este ano, o festival Bons Sons não acontece como o conhecemos mas, ainda assim, a…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Este ano, o festival Bons Sons não acontece como o conhecemos mas, ainda assim, a organização do festival preparou uma programação muito especial e cuidada. Durante o mês de agosto, sempre aos sábados, aconteceram pequenos concertos, projeções, conversas e também workshops, exclusivos para os habitantes da Aldeia de Cem Soldos.

Neste sentido, o Gerador foi desafiado a programar uma conversa para o evento Cem Soldos Habita a Rua. Esta será uma reflexão participativa, com convidados especiais e onde a população é convidada a dar também o seu contributo. A conversa "Pode a Cultura ser uma aldeia?" acontece dia 29 de agosto na Aldeia de Cem Soldos e conta com a presença dos convidados Hugo Cruz, diretor artístico, João Leirão, curador e programador, e Lara Seixo Rodrigues, produtora e curadora. A moderação fica nas mãos da jornalista do Gerador, Raquel Botelho Rodrigues.

Pode a Cultura ser uma aldeia? Pode ser um organismo vivo, um lugar habitável e habitado, onde cada um(a) se encontra, partilha, sustenta e reconhece? Pode ser um movimento para o bem comum? Há comunidade sem Cultura? Apesar do tempo que atravessamos, o festival Bons Sons continua a desejar entrar nos quintais, bater à janela, esperar que se abra e convidar para conversar. De uma nova forma, procura voltar às raízes para recordar que a Cultura está na rua, é da rua, e cada casa é um lugar de fala, que nos leva até alguém.

Vamos refletir sobre o impacto sociocultural deste evento na aldeia em todas as suas dimensões, a importância da cultura e, particularmente da arte, na criação, desenvolvimento e reforço das comunidades. Estas reflexões abertas, através de uma conversa participativa com a população da aldeia e com os convidados Hugo Cruz,  João Leirão e Lara Seixo Rodrigues, permitirão repensar a importância do Festival Bons Sons e a possibilidade de criar novos modelos.

Hugo Cruz, desenvolve o seu trabalho no espaço da criação artística e participação cívica e política. Enquanto criador, tem trabalhado em escolas, prisões, bairros sociais, centros comunitários, fábricas e casas do povo. Além de diretor artístico é também professor e consultor do Partis - Programa práticas artísticas para a inclusão social e de diversos programas nacionais e internacionais de arte e comunidade. Coordenou ainda os livros "Arte e Comunidade” (2015) e “Arte e Esperança” (2019) editados pela Fundação Calouste Gulbenkian.

João Leirão, formou-se em Belas-Artes e está agora numa pós-graduação em História da Arte Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa. Desde 2010, dedica-se ao projecto Moledo Acontece, onde o principal objetivo é contribuir para a democratização e descentralização da arte, assim como para o desenvolvimento social e cultural da aldeia de Moledo. Desde então tem trabalhado como curador, produtor e programador cultural do referido projecto, onde se destaca a implementação da rota de arte dispersa pela mesma, a MAP de Moledo.

Lara Seixo Rodrigues formou-se em Arquitectura, mas rapidamente começou a interessar-se por outras áreas artísticas, especialmente Arte Urbana. O associar desta paixão ao orgulho em ser serrana, fez surgir o WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã, e desde então procurou aventurar-se noutros formatos, geografias e públicos, sendo exemplos disso, o LATA 65, o MURALIZA, o ESTAU e FAZUNCHAR. Faz curadoria e produção de diversas acções culturais e exposições, e para conseguir gerir todas estas facetas, fundou em 2014 a MISTAKER MAKER - Plataforma de Intervenção Artística, que tem por missão fomentar criativamente a produção e promoção de exercícios de Arte Contemporânea, em todas as suas formas de expressão. 

O Gerador é parceiro do Bons Sons.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

11 Março 2026

Beatriz, Lisboa faz-te feliz? Vê a vigésima terceira entrevista deste projeto

10 Março 2026

Uncover: de 12 a 15 de março, refletimos sobre imagem e perceções em Guimarães

9 Março 2026

“Singularidades de Guimarães”: o ciclo de conversas que desafia a comunidade a olhar para a cidade

5 Março 2026

Já está disponível o catálogo oficial da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

3 Março 2026

Podcast Post/Zeitgeist: tecnologia e o futuro do trabalho com a investigadora Helena Lopes

25 Fevereiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

20 Fevereiro 2026

Pensar a Desinformação em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última residência do Gerador na Casa Capitão

16 Fevereiro 2026

File not Found: procuramos arquivo em Portugal para acolher artista em residência

5 Fevereiro 2026

Inscrições abertas para a 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos da RTCP

30 Janeiro 2026

As Moradas do Silêncio

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0