Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Hoje o Gerador conversa em direto com o escritor Gonçalo M. Tavares no ciclo BoCA online

É já hoje, 24 de abril às 20h, que o Gerador faz a moderação de…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

É já hoje, 24 de abril às 20h, que o Gerador faz a moderação de uma conversa com o escritor Gonçalo M. Tavares, parte do ciclo de programação BoCA online. Esta será a primeira de mais conversas do programa da BoCA online moderadas por jornalistas do Gerador. As próximas datas e convidados serão anunciados em breve.

A partir do canal de youtube da BoCA, em direto, vamos refletir sobre a atual conjuntura da pandemia, relacionando o contexto de isolamento social que vivemos com a de autor e criador. Uma conversa sobre a necessária adaptação das práticas artísticas contemporâneas aos desafios que este momento impõe, onde certamente não ficarão de fora perspectivas para o futuro.

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970 e publica, desde 2001, livros em diferentes géneros literários, estando traduzido em mais de 50 países e tendo já recebido vários prémios em Portugal e internacionalmente. Colaborou com a BoCA em 2018, ano em que dirigiu um workshop na BoCA Summer School e em 2019 quando criou a performance Os Animais e o Dinheiro, em parceria com Os Especialistas.

Sabe mais sobre a programação semanal online da BoCA aqui.

Fotografia d'Os Espacialistas

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Agosto 2026

Aprende a comunicar fenómenos climáticos extremos nesta formação gratuita

31 Julho 2026

Conversas Gerador no Bons Sons: Rita Cortezão, Leonor Rosas, Mynda Guevara, Ana Paula Costa, e muito mais

29 Julho 2026

Afonso Cruz é o próximo convidado da iniciativa “Autor Leitor: um livro escrito com quem lê” 

28 Julho 2026

De 21 de agosto a 1 de setembro a exposição itinerante da Mostra Nacional Jovens Criadores está em Viseu

23 Julho 2026

Revista Gerador: uma edição sobre coletivo e formas de reconstruir o comum

23 Julho 2026

Conversas em Rede abrem espaço à partilha entre teatros e cineteatros da RTCP

15 Julho 2026

Academia Gerador: inscrições abertas para os cursos que estimulam novas formas de pensar e criar

8 Julho 2026

Post/Zeitgeist: O último ano em paz? Ouve a conversa com o politólogo Carlo Masala sobre o futuro da Europa

7 Julho 2026

“O Livro Obrigatório”: Luís Osório é o próximo convidado do ciclo de conversas na Amadora

3 Julho 2026

OASis Lisboa: participa em criações comunitárias com artistas

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0