Depois de vários prolongamentos, terminam hoje, dia 7 de setembro, as inscrições para a edição deste ano do Festival Clube Criativos Portugal (CCP). As votações online têm início a 14 de setembro, e os premiados são revelados a 31 de outubro.

A crise da Covid-19 levou ao adiamento do Festival CCP para o próximo mês outubro e empurrou a Semana Criativa de Lisboa para maio do próximo ano.

Susana Albuquerque, presidente do CCP, acredita que, numa altura em que se anuncia uma crise económica forte, o papel da organização revela-se mais importante do que nunca. “Boas ideias ajudam a criar marcas fortes e estas são um motor da economia. Para o CCP, é importante continuar a defender o talento, continuar a nivelar por cima, dando palco às melhores ideias, aos melhores profissionais e à coragem de fazer diferente”, afirma, ao Gerador.

Inscrições para Festival CCP terminam a 7 de setembro
Cartaz de Bráulio Amado, disponível via CCP

De acordo com a presidente, com a pandemia, o tema deste ano pode agora ser entendido de uma forma completamente diferente daquela como foi pensada inicialmente. “«Saudades do Futuro» foi pensado em 2019, quando nem sonhávamos o que ia ser 2020. E em 2020 tem um sentido muito diferente”, conta a presidente.

Quando o tema foi escolhido, em 2019, falava da necessidade de imaginar o futuro e pensar a longo prazo, na criatividade e nas marcas: “No contexto de hoje, Saudades do Futuro fala sobretudo da capacidade de nos adaptarmos a um futuro que só conhecíamos das distopias e da rapidez com que o fizemos”, explica Susana Albuquerque, acrescentando ainda que será “interessante ver o quanto a pandemia marcou o melhor da criatividade nos últimos 12 meses”.

A mudança das votações para outubro levou também a alterações na composição do júri. Conhece o júri das várias categorias a concurso, aqui.

Podes também consultar o regulamento do Festival da Criatividade, aqui

Texto por Flávia Brito

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
Festival CCP com inscrições até 7 de setembro