De 8 a 10 de julho a Mono Lisboa recebe Kind of Blue, de Lua Carreira, um espetáculo que se foca numa proposta de movimento que habita o vazio através da cor, pintada por “pincéis vivos”.

Kind of Blue é uma dança em azul, pintada por 'pincéis vivos'. Lua Carreira, fundadora do projeto MoonWalk.Reverse e da EmFim – Associação do Artista, uma associação cultural que pretende ser uma incubadora de projetos artísticos em três departamentos: Teatro, Dança e Audiovisual, inspirou-se em Yves Klein para nos trazer uma construção dançada do ser humano. “Tendo em conta estes conceitos, o meu objetivo é construir no corpo humano várias camadas de estados físicos, emocionais e conceptuais. Tudo isto converge na minha reflexão pessoal e interpretação do que significa o pigmento, a cor azul e toda a carga energética que transporta”, acrescenta.

Quanto à ligação entre a obra de Yves Klein e a dança, Lua Carreira conta-nos que “o que pretendo com o azul e a obra do pintor Yves Klein centra-se na pesquisa física, através do corpo, de alguns conceitos que o artista desenvolveu na sua abordagem, como por exemplo o que é uma zona de sensibilidade pictórica imaterial, o que é o vazio e em que consiste o corpo como pincel vivo”.

O espetáculo é acompanhado de uma banda sonora, especialmente desenvolvida para o espetáculo, de Christian Vismara (mais conhecido como Black Pomade). Apesar da distância física, esta não é a primeira vez que Lua Carreira e o músico italiano Christian Vismara trabalham juntos. “Tive o prazer de compor música para outras duas peças em que a Lua fazia parte do corpo de bailarinos, Flattened e Don’t ask, don’t tell. Quando ela me perguntou se queria juntar-me ao projeto não demorei mais do que um segundo a decidir. Ela é uma grande bailarina e uma infinita fonte de inspiração”, elogia Christian Vismara.

Além da banda sonora inédita, Kind of Blue, que tem a duração de 45 minutos, reúne uma equipa extremamente diversa com mais de 10 pessoas, entre bailarinos intérpretes de várias nacionalidades - Umut Ozdalogllu (Chipre), Saverio Cifaldi (Itália), Hugo Epié (França), Ana Teresa Pereira (Portugal) - figurinos de Margarida Sales, desenho de luz
de João Pedro Fonseca, concepção cenográfica Hugo Cantegrel e a produção da EmFim - Associação do Artista.

Para quem não conseguir estar presente na estreia ao vivo de Kind of Blue, tem a possibilidade de assistir à transmissão online, no Youtube, nos dias 15 e 16, através de um link que será enviado na compra do bilhete (disponível brevemente).

Kind Of Blue estreia nos dias 8, 9 e 10 de julho na Mono Lisboa. Bilhetes disponíveis, aqui.

Local: Mono Lisboa
Horário: 20h
Preço: 10€.
Fotografia disponível via Unsplash