fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mariana Jones: “Os ataques à liberdade de expressão estão a normalizar-se”

A escritora foi a última convidada das Entrevistas Centrais.

Texto de Sofia Craveiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mariana Jones é autora de livros infanto-juvenis. Natural do Porto, é licenciada em Educação Social, com Pós-graduação em Direção Comercial e Vendas. Caracóis com Cores, O Avô Rui - O Senhor do Café ou O Pedro Gosta do Afonso, são alguns dos títulos que assina. Este último tornou-se o seu livro mais conhecido, por estar na origem de várias ações de intimidação, perpetradas por grupos de extrema-direita.

O movimento Habeas Corpus, fundado pelo ex-juiz negacionista Rui Fonseca e Castro, fez de Mariana Jones um alvo. Incluiu o seu nome numa lista de "terroristas LGBTQIA+", invade as sessões de apresentações de livros e, mais recentemente, divulgou um vídeo onde o mesmo livro é queimado. Em pano de fundo, ouve-se um discurso de Adolf Hilter.

As ações de repressão e intimidação foram divulgadas nos noticiários nacionais. Mariana já fez queixa às autoridades, mas nem por isso o assédio terminou. As suas publicações nas redes sociais motivam mensagens de ódio e a perseguição já chegou até aos membros da sua família mais próxima. "Estaria a mentir se não mostrasse o impacto [que isso tem]", diz a escritora, em entrevista ao Gerador.

Mesmo tendo limitado algumas das sessões públicas que tinha programadas, Mariana Jones diz não ter medo. Rejeita a possibilidade de cessar o seu trabalho criativo e garante que nada irá limitar a sua liberdade de expressão.

Podes ouvir o episódio também no Spotify, aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

17 Fevereiro 2025

Nuno Costa: “Vamos excluir as pessoas que não têm conversas guiadas por factos?”

27 Novembro 2024

42: A comissária, o Tratado dos Mares e as Tríades

13 Novembro 2024

42: Nova Xanghai

6 Novembro 2024

42: Iluqsi e a Guerra dos Salares

30 Outubro 2024

42: Asas de borboleta

23 Outubro 2024

42: As colunas revolucionárias contra os bispos brasileiros

16 Outubro 2024

42: Na sombra da revolução

9 Outubro 2024

42: Lia e as Cidades Livres

7 Outubro 2024

MediaCon reuniu hoje com o Governo 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0