"Simbiose" é o nome do álbum que junta o rapper Maze e o produtor spock. Neste disco, que conta com selo da editora Contentor Records, embarcamos numa viagem musical ao mais íntimo do ser humano.
Este longa-duração não caiu do céu. Maze (André Neves) e spock (Hugo Rafael) já nos tinham presenteado "O Negro Luto", o primeiro single de avanço, e, desde então, "ficou bem evidente que os ambientes sonoros criados pelo spock potenciavam a mensagem de Maze", como é afirmado em nota enviada ao Gerador. No mesmo registo, lançaram ainda "Viva", "Despertar para Sempre" e "Que Horas São?", criando cada vez mais suspense. Contudo, todo o processo implicou muitas horas de trabalho, tendo em conta que "Simbiose" é fruto de três anos de gravações – mas, finalmente, vê a luz do dia.
Estamos perante uma viagem musical ao mais íntimo do ser humano, onde os pensamentos e emoções lideram ao longo de vinte faixas. "É um disco que nasce de um sítio de reencontro com a nossa essência, na viagem ao nosso íntimo que relata as superações da vida quotidiana numa sociedade de controlo que evita a todo o custo a libertação do indivíduo. Serve este manifesto como catalisador para essa luta pela evolução em consciência e é porta-voz duma tribo que acredita numa visão mais positiva da coexistência em harmonia com a natureza do ser", são com estas palavras que o MC dos Dealema descreve esta "Simbiose", em comunicado.
Embora Maze e spock sejam os protagonistas, este projeto conta com uma série de convidados especiais. NBC, Sitah Faya, Buda XL, Erre K e Splinter emprestaram as suas vozes em algumas faixas, noutras podemos ouvir os dotes instrumentais de Francesco Valente, Buda XL e de Sofia Graça e, ainda, cruzamo-nos com scratchs de DJ Ride, DJ Kronic e de DJ Sims. É com "Simbiose" que Maze e spock dão o primeiro passo enquanto aliados, movidos pelo objetivo de ocupar "o seu próprio espaço na esfera da spoken word" e, desta forma, tornarem-se nomes a fixar no panorama do rap português. Este álbum conta com mistura de Ben António e masterização de Mr. Papz.
No que diz respeito a Maze, as novidades não ficam por aí. Embalado pelo lançamento do disco, o rapper portuense também inaugurou o seu website oficial, "que pretende ser uma montra aberta ao público, ilustrativa da sua multidimensionalidade, que percorre campos tão diversos como a música, a literatura, a arte urbana, a fotografia ou a formação educativa não formal".
Há encontro marcado com Maze no dia 23 de abril, no Festival de Música e Poesia de Vila Nova de Foz Côa, no dia 6 de maio, na Mostra das Artes da Palavra (Oeiras) e no dia 10 de junho, na Casa Museu Fernando Pessoa (Lisboa).