fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Measuring CCS Hackathon: ajuda a definir os processos de pesquisa dos setores cultural e criativo na Europa

Junta-te a nós no dia 29 de novembro, a partir das 8h, e participa no…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Junta-te a nós no dia 29 de novembro, a partir das 8h, e participa no Measuring CCS Hackathon, um evento que vai permitir aos investigadores e colaboradores do projeto Measuring CCS terem um espaço de discussão aberta entre a definição de fontes e os processos de pesquisa nos setores cultural e criativo.

Ao longo deste dia vamos ter sessões fechadas online, das 8h às 20h, mas também sessões abertas e intervenções que vão estar concentradas no Twitter, e estarão disponíveis até às 8h da manhã seguinte. Convidamos toda a comunidade do Twitter a participar ao longo destas 24 horas e a ajudar a trazer novas perspectivas para os desafios propostos. Podes inscrever-te para participar nas sessões fechadas aqui.

O Gerador é um dos representantes do consórcio que ganhou o concurso para implementar o projeto europeu Measuring the Cultural and Creative Sectors EU, um dos projetos mais relevantes para o futuro da cultura e da criatividade. O principal objetivo é a criação de um enquadramento estatístico único para medir os setores cultural e criativo na União Europeia. Sabe mais aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

15 Setembro 2025

OASis Lisboa: celebra a poesia e a diversidade da língua portuguesa com Maria Caetano Vilalobos

11 Setembro 2025

Últimos dias para te candidatares à Mostra Nacional Jovens Criadores

9 Setembro 2025

LEAP: Junta-te, online e em Bruxelas, a dois eventos de co-criação focados em construir um futuro mais inclusivo

5 Setembro 2025

De 12 a 14 de setembro o livro está em festa na Amadora

4 Setembro 2025

Post/Zeitgeist: no dia 25 de setembro vem discutir ideias e inquietações sobre o futuro

26 Agosto 2025

Academia Gerador: cursos para novas formas de pensar, agir e criar

21 Agosto 2025

Podcast Capital: Inovação e Interseção com a Tecnologia, com Catarina Braga e Carolina Baptista

11 Agosto 2025

Conheces alguém que tenha sido guarda-rios? Conta-nos

17 Julho 2025

Bolsa Gerador GEOTA vai apoiar reportagem sobre guarda-rios, profissão que recuperou importância

11 Julho 2025

Candidata-te às Bolsas Uncover: o programa de criação artística audiovisual para jovens em Guimarães

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0