O Melhor Retrato vai premiar a publicação que reproduza uma pessoa ou um conjunto de pessoas.

Os incríveis nomeados são:

@joaocarlosphoto

Há 20 anos que é fotógrafo nas áreas da publicidade, moda, viagens e retrato. É luso-americano. Nasceu e viveu grande parte da sua vida em Nova Iorque, algo que o levou a inspirar-se na cultura pop americana. Leva a câmara consigo para onde quer que vá, recolhendo histórias das pessoas que conhece. O Instagram representa para si uma voz capaz de se fazer ouvir em todo o mundo através de um simples click.

@joao.galamba

Trabalha em direito e está a fazer um mestrado em Direito e Gestão. São as pessoas, as singularidades dos seus rostos, expressões, vidas e cultura, que o fazem querer pegar na máquina e eternizar o momento. A maioria dos seus retratos fotográficos acontecem após uma conversa. Viveu em Timor-Leste durante 5 anos, tendo regressado recentemente a Portugal, altura em que começou a utilizar o Instagram, que agora considera um espaço com muito potencial para fotógrafos e artistas de outras áreas.

@matilde__cunha

É fotógrafa e por vezes dá uns toques em vídeo. Inspira-se em tudo um pouco: pessoas, cores, locais, circunstâncias do quotidiano e outros artistas das mais variadas áreas. Considera o Instagram como um meio de comunicação fácil e rápido para dar a conhecer o seu trabalho aos quatro cantos do mundo.

@pine00eyes

Frequenta o Instituto de Fotografia e é fotógrafo freelancer. Não consegue viver sem a fotografia. Considera que a inspiração vem de dentro, basta estarmos atentos. Sempre gostou de partilhar a sua arte com os outros e aprecia críticas construtivas que o ajudem a evoluir. Diz não fazer sentido ter milhares de fotos guardadas e não as mostrar a ninguém, daí considerar o Instagram como uma rede social extremamente importante.

@ze_tur

Trabalha no departamento gráfico de um jornal e é freelancer nas áreas de design gráfico e fotografia. Adora conviver com amigos, conhecer sítios novos e aceitar novos desafios. Retira inspiração da região onde mora, Trás-os-Montes e Alto Douro, através da beleza e dureza das paisagens e das suas gentes. O Instagram é para si um refúgio, um mundo organizado em galeria que lhe permite conhecer e dar-se a conhecer.

No dia 26 de Janeiro de 2019 serão anunciados os vencedores e entregues os prémios na Gala Insties Gerador, em Telheiras, Lisboa.

Fica atento!