Nascida em 1978, Ana Bacalhau planeava ser professora de Português e Inglês, mas as aulas de guitarra trocaram-lhe as voltas e é aí que descobre a sua voz e a vontade de fazer música. Depois de projetos como Lupanar, a sua primeira banda, ou Jazz Tricotismo onde explorava o seu gosto por Jazz e Blues com Zé Pedro Leitão, aparece Deolinda em 2006. Neste projeto, Ana teve a oportunidade de se apresentar em centenas de concertos, partilhar o palco com artistas como Sérgio Godinho, Ana Moura ou Xutos & Pontapés e ainda ver quatro álbuns serem galardoados.
Em 2013, uniu a sua voz a vozes como as de Concha Buika, Bebel Gilberto ou Rokia Traoré para cantar "One Woman", uma canção promovida pela ONU, que pretendia alertar para a defesa dos direitos das mulheres.
"15" foi o seu primeiro projeto a solo, seguindo-se o lançamento do álbum "Nome Próprio", participações num tema da banda-sonora da serie "1986" de Nuno Markl ou no filme "Smallfoot - Uma Aventura Gelada" para o qual deu voz a uma das personagens da animação da Warner Bros. Pictures.
"Sou como sou", que fará parte do seu segundo álbum a solo, é o nome do seu mais recente single, um tema dedicado à autoaceitação e liberdade da mulher.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que a artista partilhou connosco:

Maria João & Mário Laginha – "Preto e Branco"
Sérgio Godinho – "A Noite Passada"
Amália Rodrigues – "Cuidei Que Tinha Morrido"
José Afonso – "Cantigas do Maio"
António Variações - "Estou Além"
Trovante – "Xácara das Bruxas Dançando"
Fausto – "Navegar, Navegar"
Rui Veloso – "Porto Sentido"
Vitorino – "Queda do Império"
Carlos Paredes – "Verdes Anos"

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Fotografia cortesia de Ana Bacalhau
gerador-mescla-ana-bacalhau