Captain Boy é o alter-ego de Pedro Ribeiro, músico e compositor vimaranense de voz rouca que parte dos territórios do folk para o redescobrir na fluidez de géneros musicais do século XXI. Editou a 19 de setembro Memories and Bad Photographs, segundo longa duração da carreira, álbum criado em exclusivo a partir das memórias (das memórias) do que ficou para trás. Escreveu, compôs e gravou todos os instrumentos, contando na produção com Giliano Boucinha e na masterização com Timothy Stollenwerk, que tem no currículo trabalhos com Morphine, The Dandy Warhols e Kevin Morby.

No diário de bordo, conta com passagens pelo Festival Vodafone Paredes de Coura, Festival Bons Sons, Festival Belém Art Fest, Festival Confluências, Festival Mêda +, Festival de Outono e pela Casa da Música. Prepara-se, com o novo álbum, para navegar até novas paragens.

Quanto à sua seleção para esta mescla, disse-nos que:

"Estes são os temas que pela sua organicidade, crueza e melodia me tocam. Depois de escrever esta lista, que tem passado, presente e futuro, olhei para ver o que tinham todos em comum e a primeira coisa que me saltou à vista foi a saudade, sentimento e palavra mais do que portuguesa. Em todas elas gosto da presença do 'erro' que, quando combinado com as melodias, as tornam perfeitas. É o que acontece quando, por exemplo, ouvimos a respiração do Carlos Paredes nos 'Verdes Anos' ou a gravação ao vivo com um microfone simples na 'Contramão' do B Fachada. Esta lista mostra também a capacidade emocional da língua portuguesa, que permite que um tema como o 'Adeus que me vou embora', do António Variações, ganhe toda uma nova carga quando chega à voz e interpretação do Camané. Quis também mostrar algum do sangue novo de qualidade que há em Portugal e que, de alguma forma, me inspira e influencia, como são os casos de Paraguaii, Surma e Capitão Fausto."

Fica com a sua seleção de 10 músicas de autores portugueses, aqui:

Carlos Paredes, "Verdes anos"
Dead Combo, "The Egyptian Magician"
B Fachada, "Contramão"
Linda Martini, "As putas dançam slows"
António Variações, "Adeus que me vou embora", pelo Camané
Foge Foge Bandido, "Ninguém é quem queria ser"
Paraguaii, "She"
José Pinhal, "Tu não prendas o cabelo"
Capitão Fausto, "Amor a nossa vida"
Surma, "Bregenset"

Fotografia da cortesia do Captain boy

Se queres ouvir mais Mesclas da Semana, clica aqui.
gerador-captain-boy-mescla-musical