fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com Catarina Molder

A mescla desta semana chega-nos pelas mãos de Catarina Molder.

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Soprano visionária, produtora, diretora artística que através da sua estrutura, a Ópera do Castelo tem lançado múltiplos projectos de ópera inovadores, comunicando e trazendo a ópera para mais próximo do público e da atualidade.

Para além das suas capacidades e atividade como intérprete, criou a série televisiva "Super Diva Ópera para todos" para a RTP2, com três temporadas e lançou em 2020, o festival de ópera Operafest Lisboa, já assumido internacionalmente com um dos festivais europeus mais "fora da caixa", um sucesso na captação de novos públicos, onde se inclui o concurso de ópera contemporânea - Maratona Ópera XXI, que aposta na sua dinamização abrangente.

O Operafest Lisboa está de volta na sua 4ª edição com o tema "Entre o céu e o inferno", no cenário do Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga entre os dias 18 de agosto e 9 de setembro.

A diretora do festival,Catarina Molder, partilhou connosco uma lista de 10 músicas de autores com notas que justificam as suas escolhas:

Dead Combo - “La Forza del Destino”

“Este tema resultou de um desafio que lancei aos Dead Combo de trabalharem a abertura da ópera homónima de Verdi, para a 3ª série do meu programa televisivo para a RTP2, "Super Diva ópera para todos".”

Maria Callas - "Casta Diva"

“Em ano de centenário do nascimento da grande Maria Callas não posso deixar de deixar de sugerir duas áreas: uma que a imortalizou "Casta Diva" da ópera Norma de Bellini, é a beleza e emoção do canto da grande Callas no seu esplendor.”

Maria Callas - “Bizet's Carmen Habanera”

“A Callas continua mesmo após 50 anos da sua sorte a cativar novos públicos para ópera, nesse sentido ainda com Maria Callas proponho a "Habanera" da Carmen de Bizet, a ópera que arranca o Operafest Lisboa 2023 deste ano, uma ode à liberdade e ao amor tal como canta a própria Carmen "o amor é como um pássaro selvagem que não se pode aprisionar".”

dB+PZ - "Cara de Chewbacca"

“Não posso deixar de sugerir um dos temas mais emblemáticos do Pz "Cara de Chewbacca"- ele que será uma das estrelas da nossa rave operática que fecha o Operafest lisboa 2023, no próximo dia 9 de Setembro, 22h, no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga! “

PZ - "Croquetes"

“Ainda do Pz claro, os famosos "Croquetes"!” 

PZ - "Incompatibilidades"

“Pz e as suas "Incompatibilidades" :)”

Margarida Campelo - “Mapa Astral”

“Ainda para ver e ouvir na Rave três temas da Margarida Campelo e o seu álbum de estreia a solo "Supermarkey Joy", o delicioso "Mapa Astral".”

Margarida Campelo - “Tropicasio”

“De sonoridade cósmicas, nostálgicas e tropicais "Tropicasio".” 

Margarida Campelo - “Deusa de Cera”

"E para fechar ainda de "Supermarkey Joy" -  ainda "Deusa de Cera".” 

Dj Marfox - “Tarraxo Everyday”

“Afro beat de Dj Marfox "Tarraxo Everyday"  para arrasar na nossa Rave Operática no dia 9 de Setembro, no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga”.

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Novembro 2024

Mescla com Inóspita

28 Outubro 2024

Mescla com Tiago Cardoso

21 Outubro 2024

Mescla com INÊS APENAS

14 Outubro 2024

Mescla com emmy Curl

7 Outubro 2024

Mescla com Silly

30 Setembro 2024

Mescla com Arianna Casellas y Kauê

23 Setembro 2024

Mescla com Cassete Pirata

16 Setembro 2024

Mescla com Eugénia Contente

9 Setembro 2024

Mescla com Jonas

2 Setembro 2024

Mescla com Ya Sin

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0