Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com Jónatas Pires

Jónatas Pires é conhecido como um dos compositores d’Os Pontos Negros. Após seis anos, quatro…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Jónatas Pires é conhecido como um dos compositores d'Os Pontos Negros. Após seis anos, quatro álbuns editados e muitos concertos com a banda, dedicou-se a uma série de projectos como o ensemble de Samuel Úria ou a mentoria da iniciativa de cariz solidário Tudo é Vaidade, em que participaram artistas como Selma Uamusse, Benjamim, Gospel Collective ou Tomás Wallenstein dos Capitão Fausto.
2021 marca o seu regresso a solo com "Terra Prometida", o álbum em que o guitarrista se assume em definitivo como um cantautor, explorando uma coleção de histórias assentes na verdade.
"Eu Só Preciso" e "Terra Prometida" foram os singles de estreia que se tornaram num sucesso nas rádios nacionais.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que o artista partilhou connosco com algumas notas que justificam as suas escolhas:

"O critério desta lista é muito simples: se tivesse de pegar numa dezena de canções contemporâneas e cantá-las como minhas, quais seriam? Todas estão armadas de melodias desarmantes e palavras que nos levam ao tapete. São todas assinadas por escritores de canções inimitáveis à sua maneira na constelação lusa dos vivos. A ausência de singles (tirando uma ou outra exceção) é propositada porque, como na vida, as entrelinhas dos discos, por vezes, têm mais sumo para espremer."

Bruno Morgado – "Mar Egeu"

https://brunomorgado.bandcamp.com/track/mar-egeu

Samuel Úria – "As Traves"
Tiago Guillul – "Beijas Como Uma Freira"
Diabo na Cruz – "Bomba-Canção"
B Fachada - "Há Festa Na Moradia"
Maria Reis – "Odeio-te"
GNR – "Sub-16"
Selma Uamusse – "Mbilo"
Benjamim – "Vias de Extinção"
Mayra Andrade – "Vapor di Imigrason"

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Fotografia de Vera Marmelo

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Novembro 2024

Mescla com Inóspita

28 Outubro 2024

Mescla com Tiago Cardoso

21 Outubro 2024

Mescla com INÊS APENAS

14 Outubro 2024

Mescla com emmy Curl

7 Outubro 2024

Mescla com Silly

30 Setembro 2024

Mescla com Arianna Casellas y Kauê

23 Setembro 2024

Mescla com Cassete Pirata

16 Setembro 2024

Mescla com Eugénia Contente

9 Setembro 2024

Mescla com Jonas

2 Setembro 2024

Mescla com Ya Sin

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0