Criativo e determinado a mostrar-se ao mundo, NEEV, nome artístico de Bernardo Neves, é uma lufada de ar fresco na cena musical portuguesa. O timbre natural e orgânico, a força quase mística que entrega a cada canção, a cada nota, distinguem-no.

Com apenas 25 anos, viveu em Inglaterra, onde estudou Music Business e desenvolveu um projeto que ligava a música a causas solidárias. Auto-didata, sempre teve música na sua vida e nunca se imaginou a fazer outra coisa. Após a participação no Reeperbahn e no Eurosonic, assinou pela Universal Music França que vai editar o seu álbum de estreia, Philosotry, a 24 de julho de 2020.

Inspirado por Nick Drake, Sufjan Stevens e Bon Iver, artistas que exploram sentimentos e sonoridades similares, NEEV serve-se da guitarra, baixo, piano, bateria, ukulele, bandolim ou lap steel para se exprimir musicalmente. Paralelamente, é através das palavras que transmite a sua verdade, ideias e pensamentos que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, mas sem cariz auto-biográfico.

A sua estreia musical aconteceu em 2016 num dueto com os noruegueses SEEB com o tema “Breathe”. Seguiu-se, a solo, “Calling Out”, em maio de 2019. No final do ano passado, lançou “Lie You Love It” despertando a atenção internacional. Seguiram-se, em 2020, “This Dream”“It Is What It Is”, e “Something Trivial”.

Sobre a sua seleção para esta Mescla disse-nos: “Ao som destas músicas já ri, chorei, cantei, dancei, caí e levantei-me. Todas elas, em algum ponto da minha vida, tocaram-me de uma forma profunda e verdadeira, cada uma à sua maneira. São a banda sonora de muitas memórias que gostava de me lembrar mais vezes e que ainda existem – algures a salvo num canto da minha mente que por vezes me esqueço que existe.”

Fica com a sua seleção de 10 músicas, aqui:

Da Weasel, “Todagente”

Barbara Tinoco, “Sei lá”

Tiago Bettencourt, “Saudades eu não as quero”

Valete, “Rap Consciente”

Filho da Mãe, “Marraram as ondas, partiu-se o pontão”

Jorge Palma, “Frágil”

More than a Thousand, “No Bad Blood”

José Cid, “10.000 Anos entre Venus e Marte”

Mariza, “Gente da Minha Terra”

Marta Pereira de Costa, “Moon (ft. Tara Tiba)”

Fotografia de Mike Ghost
gerador-mescla-neev