Músico, intérprete e compositor, Pedro Gonçalves começou a publicar vídeos no YouTube em 2012 com covers que contam com milhões de visualizações. Participou no The Voice Portugal, em 2015 (2º Lugar), e, em 2017, participou no Festival da Canção (6.o lugar). Começou a lançar o seu trabalho original em dezembro de 2018, contando já com colaborações com nomes como David Carreira e Paulo Sousa, tendo já um tema, “Tempo”, na novela de TVI “Prisioneira”. Em 2021 concorreu novamente no Festival da Canção, desta vez como autor, com a canção "Não vou ficar".

Em relação à sua seleção para esta Mescla, disse-nos: "Para mim, é sempre muito difícil ter de resumir as minhas músicas favoritas. Apesar de ainda ter uma boa margem de 10 músicas, sinto-me a ser injusto com algumas pérolas que terei de deixar de fora. Decidi, então, focar-me nas músicas que me ajudaram a crescer. As músicas que quero relembrar, que quero fazer ouvir e não deixar nunca cair em esquecimento. Com o sonho de poder transformar esta lista num 'Top 50', aqui vai!"

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que partilhou connosco:

Táxi, "Sozinho"

"Cresci a ouvir Táxi, muito influenciado pelo meu pai, mas ainda hoje é uma das minhas bandas de eleição. A 'Sozinho' é das músicas mais bonitas de sempre (nem sequer se atrevam a discutir!). Sempre que a oiço, sinto-me a andar de carro, à noite, a fazer a estrada da Ribeira do Porto até à Foz. É mesmo uma canção mágica."

Lara Li, "Telepatia"

"O que dizer desta música? Palavras não chegam. Esta música sempre me parou o coração. A Lara Li é fenomenal e sempre me trará lágrimas aos olhos. Nunca vai faltar na minha playlist."

Pedro Abrunhosa, "Eu Não Sei Quem Te Perdeu"

"Esta canção é mais que uma canção. É um poema que ganhou vida, asas e vem-nos abraçar ao ouvi-lo na voz inconfundível do Pedro Abrunhosa. Sou fã assumido do cantor e mais ainda desta música."

David Fonseca, "Superstars II"

"David Fonseca sempre foi um dos cantores preferidos da minha mãe. E esta Superstars II traz-me uma nostalgia muito boa. Leva-me de volta aos tempos de criança, às brincadeiras no meu quarto e o karaoke sentido em frente ao espelho da casa de banho."

Ornatos Violeta, "Ouvi Dizer"

"Para uns é o clichê, mas era impossível não incluir esta música na lista. Sempre que a oiço é como se a ouvisse e sentisse pela primeira vez (só que agora já sei a letra de cor e posso cantá-la a alto e bom som)."

Márcia, "A Pele Que Há Em Mim" (feat. JP Simões)

"Uma das músicas da minha vida. Será possível alguém não se apaixonar por ela? Sempre me fará sorrir, sempre me "embalará" para o lado mais tranquilo da vida. Sonho com o dia em que poderei compor uma canção igualmente bonita."

Virgem Suta, "Tomo Conta Desta Tua Casa"

"Os Virgem Suta sempre foram uma das minhas referências. Conhecê-los na minha participação do Festival da Canção 2017 foi um sonho tornado realidade. A 'Tomo Conta Desta Tua Casa' sempre me fará feliz."

Carlos Paião, "Ga-gago"

"Uma das coisas que me deixa mais triste na vida é lembrar-me que não poderei conhecer nem privar com o Carlos Paião. É realmente um dos meus ídolos. Dos artistas que mais admiro e adoro. O CD de 'Best Of' era certo nas viagens de carro com a minha família. E, ainda hoje, não as consigo parar de ouvir."

João Só, "Meu Bem"

"A 'Meu Bem' saiu por volta da altura em que eu comecei a fazer música, a compôr. E foi das canções que me conquistou mal a ouvi. A energia, a letra, a força da voz do João. Adoro e vai-me sempre fazer vibrar."

Doismileoito, "A Ponte Findling"

"Doismileoito é a minha banda (portuguesa) favorita de sempre. O Pedro Pode (agora S. Pedro) tem uma voz apaixonante e uma maneira de escrever fascinante. Apesar de terem apenas 2 álbuns lançados são duas 'masterpieces'. Do início ao fim, não há aquela 'música menos boa'. É tudo perfeito. E sempre será. No meu coração, esta banda nunca morrerá."

O Festival da Canção, mais do que um concurso, é uma celebração da música portuguesa e dos seus autores, por isso, desafiámos os talentosos participantes da edição de 2021 a partilharem connosco as suas 10 músicas nacionais preferidas. Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas Especiais Festival da Canção 2021, aqui.
Fotografia da cortesia de Pedro Gonçalves



gerador-mescla-pedro-goncalves