Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Metamorfose, um projeto dedicado aos talentos da representação portuguesa

Nasce do sonho e sobre ele se move. É assim que a produtora Onírico Filmes…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Nasce do sonho e sobre ele se move. É assim que a produtora Onírico Filmes alimenta o seu mais recente projeto "Metamorfose", no qual a paixão pelo Cinema dá palco a todos os artistas e aspirantes da representação portuguesa.

Henrique Prudêncio, realizador e fundador do projeto, conta que esta vontade nasceu a partir da necessidade de querer "ver mais", "
eu estava a ver o showreel de um ator que nunca teve muito protagonismo, isto é, tinha feito papéis de empregado de bar, médico de hospital... esse tipo de papéis de figuração de novela. Sendo realizador, tenho que tentar avaliar as pessoas por aquilo que elas conseguem dar e, a verdade, é que eu cheguei ao final daquele showreel vazio, sem perceber aquilo que ele era ou podia dar".

É através desta procura que nasce a "Metamorfose", inspirada no Núcleo Casulo, criado em 2011 pelo Rodrigo Saraiva e o Afonso Pimentel, "eles fizeram dois showreels que me marcaram muito, sem guião, apenas com música, mas que mostravam o potencial do ator numa micronarrativa muito curta", afirma.
Henrique 'rabiscou' a ideia, adaptando-a ao seu objetivo principal - poder mostrar o potencial de cada ator, numa micronarrativa de 3 a 5 minutos, com o uso da palavra - o que considera muito importante - dando assim ferramentas de trabalho e visualização aos diretores de casting com coisas "mais consistentes".

Recetivos a acolher mais profissionais das artes, por enquanto, o seu foco recaí sobre qualquer ator ou aspirante, artista de expressão corporal, bailarinos e performers que queiram trabalhar em frente à câmera. É um serviço dedicado a eles, sem qualquer critério de escolha implícito.

Acreditando ser uma ferramenta a longo prazo, atualmente, trabalham em contexto pandémico "é fulcral as pessoas perceberem que vamos ter todas as condições de segurança associadas, mas trata-se também de qualidade. Somos uma equipa de Cinema qualificada. Desde 2013 que estamos a fazer filmes, videoclipes, publicidades, ou seja, estamos muito habituados a lidar com atores. O que é também uma mais valia para as pessoas que vêm ter connosco", explica-nos o realizador.

Metamorfose, Gonçalo Norton

É através deste "arquivo de micro-histórias" que estxs profissionais podem adquirir ferramentas que, mais tarde, serão colocadas em prática, quer em termos de conteúdo quer em termos de visualização.

Todxs xs artistas ou aspirantes interessadxs podem entrar em contacto com a produtora através do site ou das redes sociais da Onírico.

No que toca à complexidade do showreel, predispõem-se a gravar uma ou mais cenas, em locais ou espaços diferentes com músicas originais, dependendo dos custos associados. Os primeiros 10 atores que entrarem em contacto com a produtora terão um preço especial.

Metamorfose Leonor Alecrim

Nascida em 2013, a produtora trabalha desde então com realização e produção de filmes, videoclipes e publicidades.

Em 2019 fizeram uma curta-metragem: "Um Retrato de Borboletas", que foi seleccionada para variados festivais, em 2020, como o Fest em Espinho e Ymotion de Famalicão. Ganhou prémios de interpretação para a Inês de Sá Frias e Salvador Nery no Top Indie Film Awards em Tóquio, Japão. A Inês foi também eleita a Melhor Intérprete da temporada no Shortcutz Viseu.

Um longo trabalho pela frente, pela Cultura e pelo Cinema

Backstage da curta de Gonçalo Norton

É "difícil dar soluções". No que toca ao cinema, Henrique explica-nos que se trata de um problema de base, "por exemplo, nós somos um dos únicos países da União Europeia que não dobra filmes. É bom, mas também é mau porque nós não nos habituámos a ouvir a língua portuguesa e, por essa mesma razão, é que estranhamos tanto quando ouvimos e vemos um filme português. Uma outra medida de base necessária era impor quotas de cinema, ou seja, uma cinema com cinco ou mais salas tinha de ter constantemente um filme português em sala, isto permitia fomentar essa sede".

De olhos postos no projeto Metamorfose, Henrique acrescenta ainda que "é importante unirmo-nos e fazermos projetos por nós próprios, já que o Estado não nos dá esse valor".

Texto de Patrícia Silva
Still da curta de Leonor Alecrim

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Agosto 2026

Lançada petição para romper o silêncio sobre a Exposição Colonial do Porto de 1934

31 Julho 2026

Conversas Gerador no Bons Sons: Rita Cortezão, Leonor Rosas, Mynda Guevara, Ana Paula Costa, e muito mais

31 Julho 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

30 Julho 2026

Dar uma volta com Patrícia Relvas

29 Julho 2026

Afonso Cruz é o próximo convidado da iniciativa “Autor Leitor: um livro escrito com quem lê” 

28 Julho 2026

De 7 a 19 de agosto a exposição itinerante da Mostra Nacional Jovens Criadores está em Portalegre

27 Julho 2026

Festival Extremo: com música e oficinas, a fronteira entre o dia e a noite voltou a diluir-se na Falperra

24 Julho 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

23 Julho 2026

Revista Gerador: uma edição sobre coletivo e formas de reconstruir o comum

23 Julho 2026

Conversas em Rede abrem espaço à partilha entre teatros e cineteatros da RTCP

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0