Qual o futuro da cultura e da criatividade? São questões como esta que preenchem, nos últimos tempos, os nossos pensamentos. Hoje, no dia em que o Gerador celebra 6 anos, orgulhamo-nos de poder festejar trazendo para a rua um novo projeto, o festival Oeiras Ignição Gerador, que põe o futuro da cultura no centro da reflexão, após o início da pandemia.

Em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, cidade candidata à Capital Europeia da Cultura em 2027, decidimos juntar num festival online de três dias, de 18 a 20 de junho, pessoas que admiramos, que têm coragem de questionar e, mais ainda, têm o atrevimento de querer responder. Tudo isto enquanto reinventamos a experiência de viver um festival no digital: e se pudesses pedir uma cerveja, aconchegar o estômago num restaurante ou ficar à conversa nos intervalos como num festival de verão? ;-)

Alexandre Farto (Vhils), Sara Barros Leitão, Salvador Sobral, Ana Matos Fernandes (Capicua), Rui Horta, Grada Kilomba, André Gago, Margarida Pinto Correia, Benjamim, Carla Chambel, Selma Uamusse, Matilde Campilho, Miguel Januário (Mais Menos), Mundo Segundo ou os internacionais Maria Acaso, responsável de educação do Museo Reina Sofía (Madrid) e Wouter van der Horst, responsável pela transformação digital do Rijksmuseum, em Amesterdão, são alguns dos nomes confirmados para as conversas, masterclasses, apresentações, concertos, performances e muitas outras surpresas. O programa completo já está disponível e pode ser descoberto aqui.

No primeiro dia do festival revelaremos, ainda, em primeira mão, os resultados da segunda edição do Barómetro Gerador Qmetrics, o estudo anual sobre a percepção da cultura em Portugal e que incide já sobre o impacto do covid-19 na cultura e na sociedade.

Este é um festival pago porque é fundamental remunerar todos os que nele intervêm, sejam artistas, autores ou técnicos. Os preços foram no entanto pensados para permitir que todos participem.

Se fores Sócio Gerador ou residente no município de Oeiras tens acesso a um desconto de 70% na compra do Passe 3 dias, em vez de 29 eur o valor é de apenas 9 eur. E até dia 10 de junho podes também agarrar o Passe 3 dias Early Bird por 19 eur.

Se fores fã de atalhos, compra já o teu bilhete aqui em baixo.